Ônibus

Usuários do transporte coletivo reclamam de retiradas e unificações de linhas em Goiânia

Se o transporte coletivo de Goiânia não agrada a muitos usuários, agora vai passar a…

Se o transporte coletivo de Goiânia não agrada a muitos usuários, agora vai passar a agradar menos ainda. Usuários reclamam que certas linhas de ônibus deixaram de operar aos sábados a partir das 17h e aos domingos durante todo o dia. Isso causa um enorme transtorno ao cidadão, que agora passa a dar uma volta maior do que o necessário para chegar ao seu destino final.

É o caso da auxiliar de enfermagem Isabela Almeida, de 32 anos, que trabalha no Hospital Santa Genoveva, no setor de mesmo nome, e mora no Setor Rio Formoso. Segundo Isabela, ela gastava em média uma hora e meia do trajeto de casa ao trabalho. Agora, não gasta menos de duas horas para fazer o mesmo percurso. Isso se dá pelo fato de que as linhas 027 (T. Bandeiras/ T. Bíblia – via T-7) e 028 (T. Bandeiras/T. Bíblia – via T-9) terem parado de operar aos finais de semana.

“Isso me prejudicou de uma forma imensa. Agora eu tenho que me descolar para o Terminal Isidória para poder ir para o Terminal Praça da Bíblia”, conta Isabela. “Isso aumentou em mais de meia hora a minha viagem e as linhas que sobrecarregaram não tiveram aumento em número de viagens.”

A auxiliar de enfermagem ainda destaca que os transtornos não pararam por ai.  A linha do setor dela, 275 (T. Bandeiras/Rio Formoso), foi retirada e o trajeto foi unificado com o outra linha no terminal, a 578 (T. Bandeiras/ CenterVille), passando a ser a linha 578 (T.Bandeiras/ CenterVille/Rio Formoso). Essa mudança aumentou o itinerário e, com isso, aumentou o tempo de chegada no terminal.

“Não entendo essas mudanças. Do jeito que estava já era ruim, agora ficou pior. Pessoas que dependem do transporte coletivo para sair no dia de domingo sofrem bastante para chegarem ao seu destino final”, conta a auxiliar.

Mais mudanças

Vendedor em uma loja no Shopping Bougainville, José Francisco, de 24 anos, relata que ficou bem complicado se dirigir de casa ao trabalho. O rapaz, que mora no Jardim Itaipu, não tem mais como ir direto para o serviço pela linha 004 (T. Garavelo/Centro – Eixo T-9). Agora é obrigatória sua parada no Terminal Bandeiras para pegar a mesma linha, mas com o seu trajeto reduzido.

“Tenho que descer no Bandeiras e pegar o 004 que sai de lá e vai somente até a Praça Cívica. Para vir embora é ainda mais complicado. Em vez de pegar somente dois ônibus para ir e voltar, agora pego três que não tiveram mudanças em relação de horários”, destaca José.

Autossuficiência de setores

Como justificativa para retirada de algumas linhas e unificação de outras estão a autossuficiência de bairros e aumento de conduções próprias  pelos moradores da Capital e Região Metropolitana. Esses resultados foram encontrados em estudo realizado pelo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (SIT-RMG), apresentados pelo engenheiro de planejamento da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Benjamin Kennedy.

“Desde 2012, o SIT-RMG  passa por uma vertiginosa perda de demanda. Os dados nos mostraram que esta perda de demanda se concentrou no período noturno (em todos os dias) e nos três períodos do domingo. Estatisticamente esta perda de demanda aos domingos, em determinadas regiões, alcança mais de 80%”, destaca Kennedy.

O engenheiro ainda relata que cerca de 14 linhas linhas passaram por um processo de otimização em relação aos percursos verdadeiros. Essas linhas, que sairão de circulação na tarde dos sábados e durante todo domingo e feriado, terão o seu itinerário feito por outras linhas. “Está sendo realizado um trabalho de informação nos Terminais de Integração, monitores informando aos usuários, e a distribuição de panfletos nos ônibus da região”, conta Kennedy

Há possibilidade das linhas retiradas voltarem a circular. Tudo irá depender se a demanda de passageiros voltar a crescer nas linhas retiradas ou unificadas. “Estamos fazendo o acompanhamento do carregamento de cada linha para verificação do nível de serviço e, se for diagnosticado a necessidade de volta de alguma linha ou de todas as linhas que foram retiradas, estas voltarão a operar no SIT-RMG”, pondera Kennedy

Veja as linhas que já foram retiradas aos sábados a partir das 17h e aos domingos durante o dia todo:

004 – T. Garavelo/Centro/Eixo T-9
027 – T. Bandeiras/ T. Bíblia – via T-7
028 – T. Bandeiras/T. Bíblia – via T-9
136 – T. Padre Pelágio/Novo Planalto/Vista Bela (Não circula sábado durante o dia todo)
141 – T. Vera Cruz/Jardim California
186 – T. Garavelo/Buriti Sereno
194 – T. Maranata/Dom Bosco/Alto Paraíso
201 – PC Trindade/Parque São Jorge
275 – T. Bandeiras/Rio Formoso
282 – T. Garavelo/Amim Camargo
513 – T. Veiga Jardim/Parque das Nações
514 – T. Veiga Jardim/Colina Azul I
521 – T. Garavelo/Jd. Tiradentes
527 – T. Cruzeiro/Cidade Vera Cruz
560 – T. Maranata/Parque Ibirapuera/Jd. Tiradentes
592 – T. Cruzeiro/Santa Fé
593 – T. Veiga Jardim/Ind. Mansões
597 – T. Recanto do Bosque/Estrela Dalva
598 – T. Vera Cruz/Recanto das Garças/Bandeirantes
707 – T. Paque Oeste/Jardim Botânico/Della Penna
711 – T. Parque Oeste/Parque Santa Rita
717 – T. Padre Pelágio/Bairro Jd. Vitória

Veja os trajetos unificados e que atendem aos sábados após as 17h e aos domingos o dia todo

003 – T. Maranata/ T. Garavelo/ T. Bandeiras (Atende a linha 004)
008 – T. Veiga Jardim/Rodoviária/Eixo 85 (Saída acontece no Terminal Cruzeiro aos sábados a partir das 17h e durante o domingo o dia todo)
029 – T. Bandeiras/Av. dos Alpes/Rodoviária (Roda até às 19h aos sábados e domingos)
031 – T. Garavelo/T. Araguaia ( Atende a linha 521)
130 – T. Parque Oeste/Alphaville/Pq. Santa Rita (Atende a linha 711)
137 – T. Vera Cruz/Jardim California/Pontakayana (Atende a linha 141)
140 – T. Vera Cruz/Maysa/Bandeirantes (Atende a linha 598)
184 – T.Maranata/Alto Paraíso/Dom Bosco (Atende a linha 194)
322 – T. Garavelo/Buriti Sereno/Jd. Veneza (Atende a linha 186)
341 – T. Paque Oeste/Jd. Botânico/Buena Vista (Atende a linha 707)
516 – T. Veiga Jardim/Colina Azul II/Colina Azul I (Atende a linha 514)
517 – T. Maranata/Jd. Cascata/Jd. Tiradentes (Atende a linha 560)
519 – T. Veiga Jardim/Nova Cidade/Indep. Mansões (Atende a linha 593)
520 – T. Cruzeiro/Estrela do Sul/Santa Fé (Atende a linha 592)
526 – T. Cruzeiro/Bairro Hilda/Cidade V. Cruz (Atende a linha 527)
562 – T. Veiga Jardim/Pontal Sul/Parque das Nações (Atende a linha 513)
567 – PC Trindade/Pq. São Jorge/Pq. Trindade (Atende a linha 201)
573 – T. Garavelo/Grajaú/Amim Camargo (Atende a linha 282)
578 – T. Bandeiras/Rio Formoso/Centerville (Atende a linha 275)
718 – T. Recanto do Bosque/Brisas da Mata/Estrela Dalva (Atende a linha 597)

Linhas que deixarão de operar a partir do dia 25/11

223 – T. Novo Mundo/Parque Alvorada
285 – T. Novo Mundo/Recanto das Minas Gerais
317 – T. Novo Mundo/Santo Hilário – Via João Rosa
319 – T. Novo Mundo/Valeria Perillo
349 – T. Novo Mundo/Res. Flor do Ipê

Linhas unificadas que passam a operar a partir de 25/11

265 – T. Novo Mundo/Condomínio Portugal/Valeria Perillo (Atenderá a linha 319)
272 –  T. Novo Mundo/Santo Hilário – Via CAIS ( Atenderá a linha 317)
273 – T. Novo Mundo/Jd. Das Oliveiras/Res. Flor do Ipê (Atenderá a linha 349)
278 – T. Novo Mundo/Parque Alvorada/Vila Matinha (Atenderá a linha 223)
318 – T. Novo Mundo/Recanto das Minas Gerais/Santo Hilário (Atenderá a linha 285)

Linhas que deixarão de circular a partir do dia 02/12

253 – Aruanã III/Riviera/Centro
258 – Santa Genoveva/St. Jaó/Centro
721 – PC Campus/Shangri-lá

Linhas unificadas que passam a operar a partir de 02/12

257 – Aruanã II/Universitário/Centro (Atenderá linha 253)
262 – Jd. Guanabara/St. Jaó/Centro (Atenderá a linha 258)
343 – PC Campus/Orlando de Morais (Atenderá a linha 721)