Imunização

Vacina contra HPV será em dose única para meninas e meninos

De acordo com a SES-GO, aqueles que já haviam tomado a primeira dose, não precisarão retornar para realizar a aplicação da segunda

Vacina contra HPV passa a ser de dose única. Foto - Agência Brasil

Após uma nota técnica divulgada na última segunda-feira (1º) pelo Ministério da Saúde informando mudanças na vacinação contra o HPV, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), disse que a partir de agora o imunizante será administrado em dose única para meninas e meninos entre 9 e 14 anos de idade.

De acordo com a pasta, dessa forma, aqueles que já haviam tomado a primeira dose, não precisarão retornar para realizar a aplicação da segunda. A medida foi adotada após recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que levou em consideração uma série de estudos que comprovaram a eficácia da imunização contra o HPV com apenas uma dose da vacina.

O Ministério da Saúde também determina a busca ativa por jovens de até 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV. As estratégias para isso, de acordo com a SES-GO, ainda deverão ser avaliadas pela pasta.

A vacina utilizada no novo esquema da rede pública permanece sendo a dose quadrivalente produzida pelo Instituto Butantan, que protege contra quatro subtipos de HPV associados ao câncer de colo de útero.

Além do público alvo, vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente; pessoas que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, podem receber a dose da vacina contra o HPV em Goiás.