COVID-19

Primeiras doses da vacina da Pfizer chegam em janeiro a Goiás, diz Caiado

Ministério da Saúde receberá 500 mil doses só deste laboratório em janeiro e distribuirá para todo o País

Governador Ronaldo Caiado (DEM) (Foto: Jucimar de Sousa)

Em live que foi ao ar no começo da tarde desta sexta-feira no Facebook, o governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que as primeiras doses da vacina produzida pelo laboratório Pfizer contra a covid-19 chegam a Goiás em janeiro. As doses atenderão pessoas se enquadrarem no grupo de risco. 

A Pfizer comprometeu-se a entregar 500 mil doses em janeiro. O governador diz que o Ministério da Saúde vai centralizar a recepção e distribuição da vacina. Portanto, todos os estados do Brasil receberão uma fatia desta encomenda da Pfizer. Serão 500 mil em janeiro, 500 mil em fevereiro e duas milhões em março. Até o fim do ano – só da Pfizer – serão 70 milhões de doses para o País. 

Na soma de todos os laboratórios que já negociaram com o governo federal, este número chega a aproximadamente 370 milhões para 2021, por enquanto.

“Nós temos que tratar primeiro os brasileiros que estão na maior faixa de risco. Que apresentam comorbidades, e os profissionais de saúde que estão na linha de frente. É sobre eles que incidirá a chamada ação emergencial”, disse o governador. 

Vacina de São Paulo

O governador alertou para o fato de que se a vacina produzida por São Paulo obtiver autorização para uso, todas as doses serão automaticamente reivindicadas pelo Ministério da Saúde – para que a imunização seja nacional, não local. 

“O Ministério da Saúde é que vai repassar as vacinas aos Estados e dizendo: ‘olha, no levantamento de 7,2 milhões de goianos, estes são do grupo prioritário. Além disso, o cidadão terá que assinar uma autorização para receber a dose”, disse Caiado na live.