Vacinação completa atinge 10% em Aparecida; 30% receberam a primeira dose
Mais de 172 mil doses foram administradas na cidade
Pouco menos de 10% da população aparecidense recebeu a vacinação completa – que inclui primeira aplicação e reforço – contra a Covid-19 até o último sábado (12). Ao todo, 42.196 moradores de Aparecida de Goiânia receberam as duas doses. Por outro lado, 30% já receberam a primeira aplicação – num total de 130.230 pessoas. Segundo o dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui 422.666 moradores com idade acima de 18 anos.
Ainda assim, Aparecida segue sendo um dos municípios mais avançados na vacinação geral por idade em Goiás. Nesta segunda-feira (14), o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) anunciou o início da imunização de pessoas a partir dos 48 anos. Na semana passada, ampliou de 55 para 53 anos e, na sexta-feira (11), para 50 anos.
Além da vacinação da população em geral por idade, o município imuniza o grupo das comorbidades, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), com reserva de 30% das vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde, entretanto, ainda não apresentou dados extratificados com a quantidade de vacinas já aplicadas por grupos.
Ainda não há um cronograma detalhado sobre datas possíveis para vacinação de cada faixa etária em Aparecida. O Mais Goiás já mostrou que tal cronograma depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde, que é errático. Nesta segunda, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que pretende vacinar toda a população acima de 18 anos até setembro.
Estoque
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que, até no ultimo sábado, o estoque disponível no município era de 15.660 doses para a primeira aplicação e 8.500 para a segunda. “Trabalhamos em ritmo acelerado sem perder de vista a qualidade dos serviços prestados. As pessoas estão preocupadas, ansiosas para serem imunizadas e poderem retomar a vida com um mínimo de tranquilidade, embora ainda com muitos cuidados porque a pandemia não acabou. A população sabe que pode contar com a Prefeitura e tem atendido ao chamamento para receber a vacina, o que é vital”, destaca.