SOLIDARIEDADE

Vacinação contra a Covid ganha auxílio de dermatologistas voluntários em Goiânia

Cerca de 40 médicos tornaram-se voluntários para dar descanso aos profissionais de saúde responsáveis pela aplicação da vacina

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) liberou, na segunda-feira (3), um formulário para comprovação de comorbidades para fins de vacinação contra Covid-19. (Foto: Jucimar de Sousa)

A vacinação contra a Covid-19 ganhou mais aliados em Goiânia. Nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, um grupo de 40 médicos dermatologistas auxilia na aplicação dos imunizantes nos grupos prioritários no drive thru localizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada. A ideia é dar continuidade ao processo de vacinação, bem como possibilitar descanso aos feriados e finais de semana a profissionais de saúde que tem vivenciado rotina exaustiva por conta da pandemia.

Ao Mais Goiás, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBDGO), Eduardo Álvares, disse que a entidade enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manifestando interesse em auxiliar na vacinação. Segundo ele, os médicos se dividiram em dois turnos, com 20 profissionais pela manhã e outros 20 pela tarde.

“É uma forma de agradecimento e empatia. Os profissionais já trabalham muito durante a semana, por isso nos oferecemos para ajudar. Assim, a vacinação não para e os profissionais podem descansar”, disse.

De acordo com Eduardo, os dermatologistas permanecerão à disposição da SMS para atuar na vacinação em outros dias. “Já nos vacinamos por sermos do grupo prioritário da saúde. É uma forma de agradecimento por termos tomado as duas doses e uma forma de alcançar o maior número de vacinados possível e sair o mais rápido da situação crítica que vivemos”, ressaltou.

(Foto: Jucimar de Sousa)

Forças de segurança

Além dos médicos voluntários, profissionais da segurança pública, como bombeiros e policiais militares também estão auxiliando na vacinação que ocorre no estacionamento do Serra Dourada.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Pedro Nimersom Neri, os profissionais têm atuado no sentido de organizar a triagem da população, bem como no trânsito da região, juntamente com equipes da Secretaria de Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

“A gente coleta a informação e separa o cidadão que está apto a vacinar e encaminha para a imunização. As forças de segurança estarão disponíveis aos municípios enquanto tiver doses”, salientou.

(Fotos: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Vacinação

A vacinação na capital ocorre neste feriado para idosos e profissionais de saúde tanto para primeira quanto para segunda dose. Os idosos, que não precisam agendar, serão atendidos em sete escolas da capital e três drives: PUC-Área I, Shopping Passeio das Águas e estacionamento do Estádio Serra Dourada. Já os profissionais de saúde, devidamente agendados, serão vacinados no Shopping Cerrado na modalidade pedestre.

Veja aqui os postos de vacinação na cidade.