Saúde

Vacinação contra a gripe continua em Goiânia até dia 22

Mesmo com 117,28% de cobertura vacinal, a capital continua com a campanha após prorrogação anunciada pelo Ministério da Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A será prorrogada até o dia 22 de junho. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (13), pelo Ministério da Saúde. Em Goiânia, a campanha, que seria encerrada nesta sexta-feira (15), já chegou a 117,28% de cobertura vacinal, índice acima dos 95% preconizados pelo Ministério da Saúde.

Com a prorrogação da campanha, trabalhadores da saúde, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores e portadores de doenças crônicas que ainda não se vacinaram, poderão se dirigir a uma das 56 unidades disponibilizadas pela Prefeitura de Goiânia para receber a vacina.

Apesar do alcance positivo na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chama a atenção de gestantes e puérperas para que busquem a vacina. São os dois grupos com menor índice de vacinação: 84,85 e 89%, respectivamente. Outro grupo com baixo índice de vacinação foi o de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 88,01%.

O Ministério da Saúde informou ainda que não serão enviadas mais doses da vacina pois todo o estoque já foi distribuído. Em Goiás, a última remessa da vacina chegou no dia 5 de junho, com 39,6 mil doses. No total, 1.734.897 pessoas foram vacinadas até ontem, no estado. Na capital, a SMS informou que, até o momento, foram aplicadas 456.836 mil doses da vacina.

Casos

Em Goiás, estão confirmados 374 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por Influenza A e outros 108 ainda estão sendo investigados. Destes, 62 óbitos foram confirmados pelo vírus H1N1 e outros nove seguem em investigação para comprovação de tal causa.

Com informações da Prefeitura de Goiânia.