INFLUENZA

Vacinação contra gripe começa em Goiás com mudança de grupo prioritário

Ao contrário dos anos anteriores, a prioridade deste ano será a imunização de crianças, e não de idosos

Foto: Divulgação

Começou hoje, segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) nos 246 municípios de Goiás. Porém, ao contrário dos anos anteriores, a Secretaria de Saúde (SES) informou que a prioridade de imunização neste ano não serão os idosos, que no momento estão se vacinando contra a Covid-19, mas as crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e profissionais de saúde.

Segundo a SES, conforme recomendação do governo federal, a campanha será realizada em etapas – cada uma relativa a grupos prioritários diferentes. O primeiro público a ser vacinado é o de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), população indígena, e trabalhadores da saúde.

Entre os critérios definidos pela Saúde para vacinar o público-alvo desta etapa está o prazo mínimo de 14 dias de intervalo entre a vacina da Covid e a de agora. Conforme a pasta, o período deve ser observado em todos os casos, ou seja, a pessoa só pode receber a vacina da gripe 14 dias após receber a da Covid.

Outro ponto a ser destacado é o local de vacinação. De acordo com a SES, para evitar confusão, a imunização contra a influenza será aplicada em locais diferentes dos que estão realizando a vacinação contra o coronavírus.

Confira o calendário de vacinação contra a influenza na primeira fase em Goiânia:

Crianças de 6 meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas

12 a 16/04 – Crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas
19 a 23/04 – Crianças menores de 4 anos, gestantes e puérperas
26 a 30/04 – Crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas
03 a 10/05 – Crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas

Trabalhadores de Saúde

12 a 16/04 – Trabalhadores de saúde dos Hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave;
19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores de saúde. A vacinação será realizada por agendamento.

Os locais de vacinação podem ser conferidos no link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1/.