IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra gripe é retomada em Goiânia

Prefeitura recebeu 54 mil novas doses; remessa anterior, de 87 mil, havia acabado e paralisado campanha. Imunização em drive thrus tem novo início nesta sexta (27), em shoppings de Goiânia e Aparecida

Conhece a Lei de Gérson? Ela explica o brasileiro na hora de furar fila na vacinação
Conhece a Lei de Gérson? Ela explica o brasileiro na hora de furar fila na vacinação

Com 54 mil novas doses, a vacinação contra influenza é retomada em Goiânia nesta sexta-feira (27). A prefeitura já havia recebido outras 87 mil doses, mas com a intensa procura do público alvo acabaram em apenas dois dias. Além dos postos de imunização espalhados por todas as regiões da cidade, dois shoppings funcionarão no modelo drive-thru.

A imunização em massa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e visa, nesta primeira etapa, os idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde. Essa primeira etapa vai até o dia 22 de maio. A prefeitura espera vacinar 205 mil pessoas (das quais mais de 127 mil idosos e 77 trabalhadores da saúde).

No total são 79 pontos espalhados pela capital. Devido a questões logísticas, boa parte das unidades a vacinação será iniciada a partir das 10h da manhã. 

Desde as 8h da manhã já contam com a vacina as unidades do Distrito Leste, CAIS Vila Nova, Cais Campinas, Centro de Saúde da Família (CSF) Leste Universitário, Centro de Saúde (CS) Fama, CSF Criméia Oeste, CSF Vila Santa Helena, CS Esplanada do Anicuns, CIAMS Urias Magalhães, CS Vila Clemente, CS Perim, Centro Municipal de Vacinação, CS Parque Amazônia, CS Vila Redenção, CS Parque Anhanguera, Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (CIAMS) Novo Horizonte e CS Vila Boa.

Também começou a vacinar às 8h o Centro Municipal de Vacinação (CMV), transferido para o estádio da Serrinha, no Setor Bela Vista, na região Sul da capital.

Drive-thru

Depois de uma largada falsa, na última quarta-feira (25), quando foi anunciado que teria dois pontos a mais de vacinação, mas que não pode ser concretizado devido à falta de doses, os shoppings Flamboyant e Passeio das Águas vão servir de postos de vacinação no modelo drive-thru. O Detran chegou a ser um posto deste tipo, na terça-feira (24), com intensa procura. Por lá, o serviço foi suspenso na quarta (25), mas ainda não foi retomada.

A vacinação do tipo drive-thru funciona como nos fast foods. O motorista entra em uma fila e, sem sair do carro, recebe a vacina. A medida foi adotada após haver aglomeração nas filas dos postos de saúde, sobretudo do estádio da Serrinha.  Nesses dois locais, a vacinação tem início às 8h e a Secretaria Municipal de Saúde contará com a parceria das faculdades de Enfermagem e Medicina da UFG. 

Em todos os locais, a vacinação será encerrada às 17h.

Fila em busca do atendimento cresce no Jardim Goiás, veja o vídeo:

 

Aparecida

O Buriti Shopping se torna ponto de vacinação em Aparecida, a partir desta sexta-feira (27), também no formato drive-thru. O centro de compras firmou parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde, e terá atendimentos de segunda a sexta-feira, com início às 10 horas e encerramento às 16 horas. O acesso será pela Avenida José Leandro. Pedestres não serão atendidos.

Segunda e terceira fases

A segunda fase da campanha de vacinação terá início no dia 16 de abril e será destinada aos professores das escolas públicas e privadas, profissionais da força de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Já a terceira fase, que tem início no dia 09/05, vai atender gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há pouco tempo), crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idades. O público-alvo total é de 508.943 pessoas.

O objetivo da campanha é reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza. A meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.