Vacinação contra pólio e sarampo atinge 94% das crianças em Goiás
Dados do balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde mostram que foram vacinadas mais de 340 mil crianças no estado
Após o segundo dia D de vacinação realizado neste sábado (1º), a imunização do público-alvo da campanha – crianças de 1 a 5 anos – aumentou em Goiás. Segundo o balanço parcial da Secretaria da Saúde do Estado (SES-GO), foram vacinadas 345.298 mil crianças (94,7%) contra poliomelite e 340.775 mil (93,46%) contra sarampo.
Apesar da campanha ter encerrado no dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios que estavam abaixo da meta de 95% do público alvo, a abrir os postos de saúde no sábado. A Campanha deste ano foi indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária deveriam se vacinar, independente da situação vacinal. Segundo informado no sistema pelos estados, até este sábado (1º) foram aplicadas mais de 19 milhões de doses das duas vacinas.
No total, 181 municípios goianos (73,58%) atingiram a cobertura vacinal maior ou igual a 95% para pólio e 177 municípios (71,95%) da cobertura de sarampo. Os números ainda podem sofrer alteração já que alguns municípios ainda não encaminharam todos os números da campanha.
Casos
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil e 6.975 permanecem em investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas que já computa 1.211 casos e 6.905 em investigação, e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença, sendo que 70 continuam em investigação. Entre os confirmados em Roraima, 9 foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.
Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (2), Pernambuco (2) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados.
Até o momento, no Brasil, foram confirmados 7 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 3 óbitos no estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 1 do município de Autazes).