Vacinação de crianças contra covid em Aparecida alcança 30% do público-alvo
Vacinação pediátrica segue para crianças de 5 a 11 anos, em sete postos fixos e escolas da cidade
Aparecida de Goiânia chegou à marca de 19.732 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas em crianças de cinco a 11 anos. O número corresponde a 33% do público pediátrico estimado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já que de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município tem 58.545 habitantes com essa faixa etária.
A vacinação das crianças em Aparecida de Goiânia teve início no dia 17 de janeiro de 2022.
A vacina pediátrica contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos é aplicada em sete postos fixos:
- Central de Imunização e
- Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico.
A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Já a imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.
Vacinação escolar é a principal estratégia para avanço da imunização
Além disso, o município investe na vacinação escolar. A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um cronograma que prevê visitas a 85 instituições de ensino, entre públicas e privadas, até 4 de março. Nos dias programados, tanto os estudantes quanto as crianças que moram próximo às escolas, na faixa etária de 5 a 11 anos, podem ser vacinadas contra a Covid-19.
Segundo a pasta, essa estratégia tem sido muito bem aceita pela população, já que facilita o acesso. A vacinação escolar é a principal estratégia para imunizar o público infantil da cidade. Reportagem do Mais Goiás mostrou que no início de abril mais de 39% das crianças vacinadas em Aparecida foi nas escolas.
“Estamos satisfeitos com o avanço da vacinação infantil contra a covid-19 na cidade, mas é importante conscientizar a população que a imunização é uma estratégia coletiva, isto é, só funciona com a adesão da maioria. Então, para os pais que ainda estão com dúvidas sobre a segurança dos imunizantes pediátricos, quero tranquilizá-los. As vacinas foram devidamente testadas, são seguras e nós não constatamos nenhum caso de efeitos colaterais graves”, diz a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.