Vacinação infantil contra covid em Goiás será por idade, e não por comorbidades
Segundo o secretário Ismael Alexandrino, a aplicação das doses deve começar já no dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira
O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, informou nesta segunda-feira (10) que a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no estado ocorrerá por ordem decrescente de idade, e não por priorização de comorbidades. De acordo com ele, a aplicação das doses deve começar já no dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira.
Em entrevista a um veículo local, o titular da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) destacou a recomendação do Ministério da Saúde de aplicar a vacina por ordem decrescente de idade e priorizando aquelas que possuem comorbidades. Porém, segundo Alexandrino, a exigência de laudos no momento é inviável.
“Nós entendemos que, neste momento, exigir da população laudos de comorbidades vai dificultar a vida da população. Muitas vezes, a pessoa não tem esse laudo e vai precisar ir na unidade de saúde, que já está sobrecarregada“, ressaltando que vacinação por ordem decrescente de idade dará mais rapidez e praticidade à imunização.
Vale destacar que as doses aplicadas em crianças de 5 a 11 anos, da Pfizer, são diferentes em tipo e concentração daquelas aplicadas em adultos. De acordo com a Anvisa, a autorização para a vacinação de crianças veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório.
“Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa”, informou.