Vacinação por drive-thru em shoppings é adiada em Goiânia
Os dois novos drive-thrus para vacinação contra Influenza em Goiânia, que iniciariam a imunização nesta quarta-feira…
Os dois novos drive-thrus para vacinação contra Influenza em Goiânia, que iniciariam a imunização nesta quarta-feira (25), não têm vacinas e adiaram o início dos trabalhos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) novas doses, no entanto, foi informada que não havia disponibilidade. Com isso, haverá uma média de apenas 30 doses em cada um dos 77 postos de vacinação do município. A vacinação, no esquema de drive-thru, a ser realizadas nos shoppings Flamboyant e Passeio das Águas foi adiada até que mais doses sejam repassadas. Ainda não há previsão para o início deste tipo de imunização.
A ideia é que filas nos postos de vacinação diminuam com o esquema de drive-thrus, como ocorreu nos dois primeiros dias da campanha. Na segunda-feira (23), formou-se uma grande fila de idosos na frente do Estádio da Serrinha, no Setor Bela Vista, na região Sul da capital, o que contraria as recomendações dos órgãos de saúde para a mitigação de contaminação pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2).
Ao todo, o Estado de Goiás recebeu 360 mil doses de vacina contra Influenza, em duas remessas. Das 205.107 doses necessárias para imunizar idosos e profissionais de saúde nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, recebeu até o momento apenas 87.800, restando ainda 117.300 a serem disponibilizadas.
Tanto o Flamboyant, quanto o Passeio das Águas informaram que não têm previsão para o início da imunização e aguardam o repasse das doses para começar os trabalhos. Os estabelecimentos disponibilizam espaços dos estacionamentos e estrutura para a vacinação.
A secretaria estadual, por outro lado, informa que o cronograma é do Ministério da Saúde, que é responsável pela produção ou compra e distribuição das vacinas. O Mais Goiás entrou em contato com o órgão federal, mas ainda não obteve resposta.
Detran
Nos dois primeiros dias da campanha 74.769 pessoas foram imunizadas em Goiânia. Das quais cerca de 2,5 mil foram imunizadas contra Influenza somente na terça-feira (24) no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Ao Mais Goiás, o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, disse que a intenção é evitar que haja aglomeração de pessoas e que o número de tendas separadas para o atendimento ao público alvo da campanha aumente aos poucos. “Pela facilidade de acesso e conhecimento dos motoristas é provável que o Detran seja um dos principais pontos de vacinação de Goiânia”, apontou.
No entanto, a vacinação no drive-thru do Detran não ocorre nesta quarta. Ainda não há previsão de quando será retomada.