Vacinas são eficazes contra nova variante de coronavírus detectada em Goiás, diz governo
De acordo com a superintendente Flúvia Amorim, os imunizantes têm efeito sobre todas as cepas já em circulação no estado, incluindo a nova
As vacinas contra a covid-19 que já estão sendo aplicadas no estado de Goiás, Coronavac e AstraZeneca, são eficazes contra a nova cepa do coronavírus, a P2, detectada numa paciente do município Ceres nesta semana. É o que diz a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim. Segundo ela, os imunizantes já adquiridos pelo governo de Goiás têm efeito sobre todas as cepas já em circulação no estado, incluindo a nova.
Ao Mais Goiás, Flúvia explicou que a nova cepa identificada na paciente de Ceres, que inclusive é a primeira com caso confirmado de reinfeção por covid-19 em Goiás, já era presente em outros estados brasileiros e tem um grau de transmissibilidade exatamente igual às demais em circulação em território goiano – nem menor e nem maior.
Ainda segundo a superintendente, não haverá, portanto, uma mudança estratégica por parte da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) uma vez que as vacinas que vêm sendo aplicadas no estado desde janeiro são eficazes tanto para a nova variante quanto para as que já estavam em circulação.
Contudo, Flúvia alerta que o caso de reinfeção confirmado demonstra que, mesmo o indivíduo que já teve covid-19, deve continuar aderindo às medidas de prevenção, como o distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara. “Vírus sofrem mutações. Mutações acontecerão a todo momento e nós precisamos estar vigilantes e monitorados”, conclui.