Cidades

Vai fazer o Enem? Então se liga nisso aqui

Para os jovens que se submeterão ao exame nos dois próximos domingos, deixo minhas dicas

Enem 2021 (Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil)

A juventude costuma inspirar inveja profunda em gente como eu, na meia-idade, caminhando a passos largos para os anos senis. Nada mais óbvio. A barriga cresce, o cabelo embranquece e cai, a saúde piora, ler algo no celular é tão difícil quanto foi enxergar o cometa Halley em 1986, a ressaca depois de alguns chopes se assemelha à dengue hemorrágica.

Tudo isso vem com o inexorável passar dos anos. E a única forma de escapar disso é morrer jovem. Confesso que essa hipótese não me seduz muito. Por isso que prefiro envelhecer. E também por isso que não costumo com frequência invejar os jovens.

Aprendi com Belchior que o novo sempre vem. Lutar contra isso é patético. Tal qual um Zé Doidinho que tenta empurrar a água de uma cachoeira de volta pra cima.

Mas se tem algo que eu invejo do fundo do rancor do meu coração ruim é que a nova geração tem o Enem para ser submetida em vez dos cruéis vestibulares.

Sério, vestibular era uma merda.

Sei que ainda existe essa infame prova em algumas universidades. Mas é minoritário. O fato do Enem ser aceito na ampla maioria das instituições é um avanço tremendo.

Nos próximos dois domingos, jovens de norte a sul desse Brasilzão se debruçarão sobre as provas, todas previamente checadas pela asnal equipe indicada pelo asno mor, para definir seu futuro acadêmico.

Ancião que sou, deixo aqui algumas dicas para você que vai prestar o Enem em 2021.

– O que aconteceu em 31 de março de 1964 foi um golpe militar que ceifou a democracia do Brasil por 21 anos. Não caia em conversinha fiada;

– O racismo em nosso país é cruel e estrutural. Não embarque na falácia da democracia racial;

– Contextualização para embasar um argumento sempre é a melhor forma de encaixar uma ideia na redação;

– Evite almoçar feijoada antes de fazer as provas. Dá um sono do inferno digerir aquele prato;

– E se não der nesse ano, Enem é igual a carnaval: todo ano tem.

Boa prova, rapaziada!

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil