Vans escolares poderão transitar nos corredores exclusivos para ônibus, em Goiânia
Trânsito no Bus Rapid Transport (BRT) só é permitido na faixa da direita mediante registro na prefeitura
A partir desta segunda-feira (24), vans escolares registradas na prefeitura de Goiânia poderão trafegar nas faixas dos corredores exclusivos para ônibus, também conhecidos como Bus Rapid Transport (BRTs). A medida entrou em vigor a partir da assinatura de um decreto pelo prefeito Iris Rezende (MDB), o qual permite o tráfego, atualmente, para os 338 veículos que estão encaixados nesta categoria. O último processo de regularização desses transportes foi realizada em 2004, antes das implantações dos corredores.
Segundo o gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), João Peres, a ação irá proporcionar mais agilidade no trajeto de alunos às escolas e também ajudará na mobilidade de forma geral. “A decisão não impacta o transporte coletivo, por exemplo. Com isso, haverá mais espaço para a fluidez do trânsito mais rápido nessa regiões”, conta.
A permissão é voltada para corredores à direita, como os que constam nas avenidas Universitária, 85 e T-63. As regras não valem para os corredores preferenciais da Avenida Anhanguera e da Avenida Goiás. “As vans que não estarão regularizadas serão multadas pela infração cometida no trânsito. Autos esses que serão lavrados por agentes da SMT”, destaca. Atualmente, apenas taxistas usufruem do benefício.
João Peres ressalta que uma nova licitação, para regularização de novos veículos, será aberta em 60 dias. Os interessados deverão realizar o trâmite que será disponibilizado após a publicação do edital, que virá com algumas mudanças.
“Agora, as licenças terão no máximo três anos e veículos com mais de 15 anos de vida útil não serão aceitos. Os novos veículos a terem acesso terão que ter até nove anos, contados da data de fabricação”, afirma.