Vapt Vupt deixa de prestar atendimentos ligados a órgãos da Prefeitura de Goiânia
Dentre os serviços que deixarão as unidades estão a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Companhia de Urbanização de Goiânia (Cormurg) e Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma)
Desde a última segunda-feira (2) as unidades do Vapt Vupt não são mais responsáveis por atender serviços relacionados à Prefeitura de Goiânia. A partir de então, a população deve procurar as unidades do Atende Fácil, que ficam localizadas no Paço Municipal, Cidade Jardim e Estação Ferroviária para resolver questões ligadas ao órgão. Como exemplo de serviços que deixarão os vapt vupts, estão a Secretaria Municipal de Trâsito (SMT), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Vigilância Sanitária.
Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o intuito da reformulação das operações é garantir o funcionamento qualitativo na rede, a qual oferta mais de 300 serviços a cargo de sete órgãos públicos municipais. Além disso, visam aperfeiçoar o atendimento.
Mapeamento feito pela gestora do Atende Fácil aponta que durante o mês de julho foram abertos 11.051 processos nas três unidades existentes e no posto avançado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO). Por outro lado, um total de 2.898 processos foram autuados nos oito vapt vupts da capital.
A Sefin informa ainda que há projetos para expandir a quantidade de Atende Fácil. Inclusive há negociações com iniciativas privadas para que as mesmas possam custear as obras físicas, bem como o mobiliário e equipamentos.
A rede, que será ampliada, deverá operar com servidores 100% efetivos. Conforme a secretaria, a medida atende recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), feita em maio deste ano. É orientado ainda que ocorra relotação dos funcionários comissionados que atuam nas centrais de relacionamento presencial.
O prazo dado pelo MP é de um ano para que os 23 servidores comissionados que prestam serviços nas Atende Fácil do Paço Municipal e Cidade Jardim sejam remanejados. Nesse sentido, o poder executivo não irá contratar comissionados para as unidades, tampouco para as que serão abertas.