Vazamento de amônia em empresa de Morrinhos deixa 20 pessoas intoxicadas
Quase 100 pessoas trabalhavam no turno da manhã, na indústria de alimentos
Um vazamento de amônia em uma indústria de alimentos em Morrinhos, nesta manhã de terça-feira (26), deixou 20 funcionários com sintomas de intoxicação. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) esteve no local junto com equipe composta por veículos especializados neste tipo de atendimento, sendo duas unidades de resgate, um caminhão de incêndio e uma unidade de auto salvamento.
Além disso, a corporação informou que teve suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que disponibilizou duas ambulâncias para atender os trabalhadores. No local, os bombeiros isolaram a área afetada e um ponto de concentração de vítimas foi estabelecido para fornecer cuidados médicos adequados.
As cerca de 20 vítimas com sintomas de intoxicação foram transportadas para atendimento médico. Ao Mais Goiás, o capitão Júlio César detalhou que estas pessoas estavam com náuseas, mas aparentemente sem gravidade. “Mas por protocolo é preciso levar a uma unidade de saúde.”
Segundo os bombeiros, foi verificado que a área de vazamento ainda possuía concentração do produto químico no ambiente. A corporação promoveu a devida ventilação do local e deu todas as orientações necessárias aos responsáveis. Entre elas, instruções sobre a ventilação adequada, medição contínua da contaminação por meio instrumentos e o isolamento da área até que a descontaminação completa fosse alcançada.
O capitão explicou que quase 100 pessoas trabalhavam no turno da manhã, na indústria. O vazamento ocorreu por volta das 4h desta terça. “A indústria ainda não retornou os trabalhos, mas deve voltar em breve. No local existem equipamentos para retirada destes produtos químicos. Mas os militares ainda estão lá”, detalhou. As causas do incidente não foram reveladas.