Vazão instantânea do Meia Ponte chega a 1.199 litros de água por segundo, aponta relatório
Avaliação realizada entre os dias 8 e 22 deste mês apontou oscilação do manancial com níveis críticos praticamente todos os dias, aponta MP
Relatório recebido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) aponta que a vazão instantânea do Rio Meia Ponte foi de 1.199, 75 litros por segundo (L/S). A medição foi feita nos diasnos dias 21 e 23 de setembro. Contudo, o órgão informa que em avaliação entre os dias 8 e 22 deste mês o manancial oscilou com níveis críticos praticamente todos os dias. Clique aqui para ver gráficos detalhados.
No sábado (21), a vazão variou 2.324,59 litros por segundo (l/s) a 1.199,75 l/s. No dia seguinte, oscilação foi de 2.043,38 l/s a 1.480,96 l/s. Já na segunda-feira (23), variou de 2.887,02 a 1.199,75 l/s. O relatório foi emitido pela Saneamento de Goiás S. A. (Saneago), para a área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional (CAO) do MP-GO.
Neste mês, o MP entrou com ação civil pública contra o Estado de Goiás e requereu tutela de urgência para suspensão do uso de recursos hídricos da bacia do Rio Meia Ponte. Desta forma, atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de lazer deveriam ser suspensas. A medida, segundo o órgão, deverá prevalecer até o retorno da vazão do Meia Ponte ao nível de alerta, que é de escoamento menor ou igual a 6 mil litros por segundo. A Ação Civil Pública foi distribuída para a 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, e tem o juiz Reinaldo Alves Ferreira como responsável pelo julgamento.
*Com informações do MP-GO