PARA O ANO LETIVO DE 2021

Veja o cronograma de matrícula de escolas e Cmeis de Goiânia para 2021

A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta semana, o cronograma de matrícula da Rede Municipal de…

A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta semana, o cronograma de matrícula da Rede Municipal de Ensino para 2021, na capital. Pais e responsáveis de alunos veteranos poderão renovar a matrícula a partir da próxima segunda-feira (16). Solicitações de novas vagas poderão ser feitas apenas em janeiro, via internet.

O calendário de renovação e matrícula para novos alunos seguirá as seguintes datas:

  • De 16 de novembro a 1º de dezembro – renovação de matrícula nas escolas e Cmeis;
  • De 2 a 18 de dezembro – solicitação de transferência;
  • A partir de 5 de janeiro de 2021 – solicitação de pré-matrícula online para novos alunos;
  • A partir de 12 de janeiro de 2021 – solicitação de matrícula para alunos novatos em Cmeis;

Como efetuar a matrícula

Para os alunos que já estão matriculados em alguma instituição de ensino municipal, a renovação de matrícula será feita do dia 16 de novembro a 1º de dezembro, na própria unidade de ensino. É necessário que pais e responsáveis efetivem a atualização cadastral do educando com CPF.

No período de renovação de matrícula, a entrada de crianças no ambiente institucional não será permitida por conta da pandemia da covid-19. População e instituições deverão seguir protocolos de segurança para evitar a contaminação do novo coronavírus. É preciso ter distanciamento, uso de máscara de proteção e produtos para higienização.

Transferência e novos alunos

Em caso de transferência de alunos de Cmei para escola e de escola para escola, os pais ou responsáveis deverão realizar solicitação via matrícula web (acesse aqui). O período para realização é de 2 a 18 de dezembro. A Secretaria Municipal de Educação (SME) ressalta que, para a conclusão da transferência, o CPF do responsável pela criança deverá estar atualizado na intranet.

Para alunos novatos, a pré-matrícula online para escolas terá início em 05 de janeiro de 2021. O processo, assim como no ano passado, será feito exclusivamente pela internet. Já para novas vagas nos Cmeis da capital, bem como CEIs de convênio total, as solicitações têm início em 12 de janeiro, também pela internet.

Nas datas estabelecidas, o interessado deve acessar o site (clique aqui), opção e-matrícula e inserir o CPF do educando. Para efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem encaminhar-se à respectiva instituição munidos da documentação indicada.

Segundo a SME, o cadastro antecipado segue obrigatório para quem deseja solicitar vagas em instituições municipais. O processo é feito também pela internet, pelo site, opção e-matrícula, aba “cadastro antecipado”. A criação de um novo cadastro antecipado pode ser feita a partir do dia 03 de dezembro. Na mesma data, estará liberada a atualização de cadastros feitos desde dezembro do ano passado.

Bolsa família

Para priorizar as famílias de baixa renda, a SME reservará 20% das vagas disponíveis para novatos às crianças que possuem o Bolsa Família. Para isso, os pais ou responsáveis deverão informar, no ato da pré-matrícula online, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do próprio responsável, se houver.

Mães trabalhadoras também seguem com a prioridade de 40% das vagas na Educação Infantil.