Veja onde fazer a testagem da Covid-19 neste final de semana, em Goiânia
Testes são disponibilizados em três pontos distintos e em diferentes regiões da capital, neste sábado (13/7) e domingo (14/7)
A testagem da Covid-19 ainda é uma medida importante para controle da doença. Goiânia tem uma cobertura vacinal de 77,2% com a vacina monovalente, que oferece proteção contra a cepa original da Covid-19, também conhecida como cepa de Wuhan. Para preservação da saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza testes grátis em três pontos distintos e em diferentes regiões da capital neste sábado (13/7) e domingo (14/7).
De acordo com a saúde municipal, o cidadão deve realizar a testagem contra Covid-19 diante da manifestação de sintomas como febre, tosse persistente ou falta de ar. Profissionais de saúde alertam que a detecção precoce do vírus ajuda a interromper a propagação da doença. Em fevereiro, farmácias registraram baixo estoque de testes rápidos contra a doença após alta de casos.
Nesse contexto, a testagem para Covid-19 é uma alternativa de preservação da saúde pública. A infecção pelo vírus SARS-CoV-2 pode variar de sintomas leves a graves. Os mais comuns são febre, tosse seca, dificuldade para respirar, perda de paladar e olfato. Em casos severos, pode levar à hospitalização e até mesmo a óbito.
Cobertura vacinal contra Covid-19
Apesar da referida cobertura vacinal de 77,2% em relação à cepa original da Covid, Goiânia tem um índice baixo de imunização, 22%, referente à vacina bivalente, que protege também contra a cepa Ômicron. A taxa recomendada pelo Ministério da Saúde é de 75% de cobertura vacinal por formulação.
Veja os locais de testagem da Covid-19
Sábado (13/7) e domingo (14/7) – Drive:
- Campinas/Centro
Local: Estacionamento do Mutirama
Endereço: Avenida Contorno, s/n, Setor Central - Leste
Local: Praça George Washington, Jardim Novo Mundo, em frente à Paróquia Bom Jesus - Sul
Local: Banca do Batata
Endereço: Praça Senador José Rodrigues de Morais Filho, 351, Parque Amazônia