Veja quem foi Altemar Santos, pioneiro do jornalismo digital no estado e dono do Mais Goiás
Katatau, como era conhecido, deixa um grande legado para o webjornalismo, principalmente com as coberturas em tempo real
A morte de Altemar Santos, proprietário do Mais Goiás, deixa um vazio na comunicação goiana. O empresário tinha 51 anos e foi um dos pioneiros do jornalismo digital no estado. Ele faleceu na noite de quarta-feira (21/8), vítima de uma parada cardíaca. Katatau, como era conhecido, deixa um grande legado para o webjornalismo, principalmente com as coberturas em tempo real.
O empresário fez carreira no rádio ainda na década de 1990. Ele trabalhou em diversas emissoras, como a Interativa FM, época em que ‘nasceu’ o conhecido locutor ‘Katatau’. Depois, atuou na Rádio Nativa, tornando-se um fenômeno de audiência na faixa horária da tarde, já como ‘Guto Santos’.
Ainda no âmbito do rádio, idealizou, com companheiros de trabalho, o projeto da primeira afiliada da Rede Jovem Pan em Pires do Rio, no interior de Goiás.
Do rádio para a web: a criação do Mais Goiás
Após longos e produtivos anos no rádio, Altemar se inseriu na web. Visionário, criou o site Te Contei, que divulgava notícias dos famosos e do meio artístico. Além disso, participou da criação de um projeto piloto para a Microsoft, as rádios MSN.
Às 10 da manhã, do dia 10 de outubro de 2010, Altemar deu um passo que transformaria o futuro do jornalismo no território goiano. Criou o site Mais Goiás, que mais tarde tornaria-se o maior veículo de comunicação da internet no estado.
O empresário revolucionou a forma de fazer notícias em Goiás e implantou o que chamava de “notícias em tempo real”, em uma junção da colaboração de fotos e vídeos de leitores e checagem jornalística junto a fontes oficiais.
De volta à rádio, mas sempre na web
Recentemente, adquiriu a Amor FM/103,7 FM, que tornou-se a Rádio Mais Goiás no dia 1 de junho de 2024, às 10h da manhã. O projeto consistia em mesclar programação musical com notícias.
Os últimos momentos de Altemar foram de mais marco na comunicação. Liderada pelo empresário, a equipe do Mais Goiás realizou a cobertura em tempo real e ao vivo dos shows da tradicional Pecuária de Goiânia através do aplicativo Mais Goiás Play.
O empresário era dono de uma voz marcante e de um carisma sem igual. Bem-humorado, ele era “ligado 24h por dia” e tinha espírito de urgência na publicação de notícias cotidianas. Ele deixa um legado de apuração, inovação e velocidade no webjornalismo.
Família
Altemar era casado há 21 anos com a também empresária Cintia de Brito Teles Santos. Ele deixa o filho Enzo de Brito Teles Santos, que agora assume os negócios do pai.
LEIA TAMBÉM: Morte de Altemar Santos, fundador do Mais Goiás, repercute na imprensa local e nacional
Autoridades e políticos lamentam a morte de Altemar Santos, fundador do Mais Goiás
Fundador do Mais Goiás, Altemar será velado em Goiânia e sepultado em Aparecida, nesta quinta