MUDANÇAS

Veja regras para motociclistas transitarem nos corredores de ônibus em Goiânia

Tráfego de motociclistas será monitorado para o cumprimento das novas normas

Os motociclistas que optarem por transitar nos corredores exclusivos de ônibus em Goiânia deverão seguir regras estabelecidas pela Prefeitura. Ao todo, cinco corredores foram liberados para motos nesta segunda-feira (6/1). Uma das normas é que os motociclistas só entrem nos corredores em faixas seccionadas ou em cruzamentos.

Além disso, ficou proibido o embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. Os motociclistas também não podem ultrapassar em faixa contínua pela direita. O compartilhamento dos corredores de ônibus com motociclistas será restrito ao lado direito da faixa. “Com isso, proporcionamos mais segurança aos usuários dos corredores, minimizando a ocorrência de acidentes. Nossa intenção é preservar vidas”, disse o prefeito Sandro Mabel.

Nesta primeira etapa, são contemplados os corredores das avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10. Não entram na mudança os corredores do Eixo Anhanguera e BRT. De acordo com o prefeito, a intervenção no trânsito visa melhorar o fluxo de veículos em Goiânia.

Para o gestor, a medida vai aliviar o trânsito principalmente nos horários de pico, que são os períodos mais críticos, como início da manhã e final da tarde. Ele destacou que a medida foi embasada em pesquisa que levantou dados sobre acidentes em corredores de ônibus. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito será responsável por acompanhar o impacto da intervenção, incluindo o levantamento de eventuais acidentes, para avaliação de possíveis aprimoramentos.

Críticas sobre liberação de motociclistas em corredores de ônibus em Goiânia

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (Sindcoletivo), Carlos Alberto Luiz dos Santos, a promessa de campanha é uma “receita fadada ao fracasso”.

Carlos Alberto disse se tratar de um “péssimo negócio”. “Tão logo ele manifestou essa ideia, nos manifestamos contrários. As faixas exclusivas hoje já não são respeitadas e os ônibus têm muitos pontos cegos”.

Intervenções

A Avenida Jamel Cecílio, que serviu como piloto do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, será contemplada com intervenções em 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km.

Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, as ações incluem a implantação de uma terceira faixa; ajustes na geometria viária; reprogramação dos tempos semafóricos; remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões; restrição de estacionamentos; sinalização para conversões livres à direita e modernização da sinalização horizontal e vertical.