Trânsito

Velocidade máxima da Marginal Botafogo é reduzida durante obras e passa a ser de 60 km/h

Em locais onde há reparos, a velocidade caiu para 30 km/h; tráfego de ônibus e caminhões estão proibidos na via

O limite máximo de velocidade para tráfego de veículos na Marginal Botafogo passa a ser de 60 km/h a partir desta segunda-feira (5). Em regiões onde obras estão sendo executadas, a velocidade diminui para 30 km/h. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e deve se estender até o término das obras, previsto para 90 dias.

De acordo com o assessor da SMT, Urias Júnior, a Marginal Botafogo está totalmente sinalizada com informações sobre a nova velocidade e a proibição de tráfego de caminhões e ônibus na extensão da via. “Todo o trajeto conta com sinalizações verticais e horizontais para alertar os motoristas sobre a velocidade e, principalmente, sobre os locais de obras”, destaca.

Nesta segunda-feira (5), as obras acontecem no sentido Norte/Sul nas proximidades da Rua 44 e do Bosque do Botafogo. Nesse lugares, o tráfego está acontecendo em meia pista, mais precisamente próximo a ponte da Avenida Araguaia e entre a Avenida Goiás Norte e a Rua 67-A.

Já no sentindo Sul/Norte, ocorrem obras entre a Avenida Anhanguera até a Independência e a pista está totalmente interditada. “Para os motoristas que querem retornar para a Marginal, eles pegarão o desvio na Rua 200, Quarta Avenida e Rua 227, até o Parque de Exposições, onde tem a opção de retornar para a via”, explica.

Interdição

A Marginal encontra-se em reparos desde o último dia 21, após, o córrego Botafogo transbordar, com o grande volume da chuva, e destruir parte do asfalto. Sem reparos há 20 anos, a via apresenta 15 pontos de críticos em seus 14 quilômetros de extensão, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

O alerta sobre as condições da marginal datam de 2015, quando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) emitiu parecer à gestão do ex-prefeito Paulo Garcia. Na época, o engenheiro civil especialista em Drenagem Urbana, Everton Sérgio Schmaltz, responsável pelo projeto de recuperação da via anotado na instituição em 2010 e interrompido pela prefeitura, afirmou que os problemas não eram novidade, já que o projeto da via é de 1970.

O prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) autorizou uma licitação, que inclui uma espécie de raio X na via. Será desembolsado dos cofres municipais cerca de R$ 1,3 milhões e os estudos devem durar 12 meses. Durante esse período, a Seinfra informou que a marginal passará por reparos emergenciais para dar segurança ao condutores.

Além disso, uma reforma completa da via está prevista e os R$ 35 milhões necessários estão sendo buscados pela Prefeitura no Ministério da Integração Nacional. A previsão de término da obra, após o dinheiro entrar no caixa do município, seria de dois anos.