Vendas para o Dia das Crianças devem subir 2,8% em Goiás
Data é a quarta maior para o comércio e representa o primeiro crescimento em dois anos. Média dos presentes é de R$ 120.
As vendas para o Dia das Crianças, em Goiás, devem crescer 2,8% em relação aos últimos dois anos, quando o comércio registrou índices negativos. De acordo com José Evaristo dos Santos, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), neste ano, a média de valor dos presentes deve ser de R$ 120.
O presidente explica que a data é a quarta mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. O apelo que as crianças têm no núcleo familiar, diz José Evaristo, é muito grande, o que influencia nas compras antecipadas.
“É um segmento especializado que tem impactos específicos na economia. Criança não quer qualquer coisa, brinquedo é brinquedo”, explica José Evaristo sobre as vendas no período. Além dos jogos e brinquedos, os eletrônicos também são cotados nas opções de presentes.
A melhora na expectativa do comércio é resultado de fatores como queda de juros, liberação de recursos do fundo de garantia e recuperação de alguns setores da economia como a agricultura e a indústria automobilística. “Como os pais e familiares temem despontar as crianças, geralmente os brinquedos são adquiridos antecipadamente, mas quando o presente é um eletrônico, as compras são feitas depois da data, com o intuito de aproveitar os descontos”, afirma o presidente.
No entanto, a elevação das vendas neste ano não significa uma recuperação da economia. Para José Evaristo, o número ainda é muito baixo, pois as pessoas estão cautelosas com os gastos. “Temos que levar em conta que as pessoas estão endividadas”, ressalta.
No resto do país, a expectativa de aumento nas vendas para o Dia das Criança pode chegar a até 4,6%, segundo a Fecomércio. No Estado, a taxa de 2,8% é pequena, mas, na análise de José Evaristo, está dentro do esperado.
* Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo