ESTRAGOS

Ventania derruba ao menos 34 árvores em Goiânia e Comurg suspende remoção de jamelões

Ao menos 34 árvores caíram em Goiânia em decorrência da ventania registrada na tarde desta…

Ao menos 34 árvores caíram em Goiânia em decorrência da ventania registrada na tarde desta sexta-feira (1°). De acordo com a Companhia de Limpeza Urbana (Comurg), várias ruas e passeios públicos ficaram obstruídos por galhos e troncos. Como consequência, a empresa precisou suspender a remoção de jamelões da Avenida José Sebba, Jardim Goiás, prevista para esse sábado (2), visto que equipes precisaram ser remanejadas para a retirada das toras.

Uma das árvores caídas na sexta-feira atingiu carros na frente do Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico. A planta caiu sobre a rede elétrica e danificou dois veículos. A nuvem de poeira pôde ser vista de toda a cidade e chegou a obstruir a visão de moradores da Vila Nova, Setor Sul e Central. Quedas de energia elétrica foram relatadas nessas regiões.

Ventania: quedas de árvores provocaram falta de energia

A Enel Distribuição Goiás afirma que as cidades mais impactadas pela interrupção do fornecimento de energia foram Goiânia, Senador Canedo, Padre Bernardo, Aparecida de Goiânia e Serranópolis.

Em nota, a empresa afirma ter aumentado o número de equipes emergenciais para atuar no fim de semana. “técnicos estão trabalhando ininterruptamente para restabelecer o serviço a todos os clientes impactados o mais breve possível”, diz o documento.

A distribuidora orienta que os clientes busquem registrar falta de energia por um dos canais digitais: aplicativo da Enel, site, SMS para o número 27949 ou WhatsApp, enviando mensagem para 21 996019608.

Tempestade de poeira

O fenômeno registrado em Goiânia ocorre porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está “no meio de uma formação de instabilidade”. Por isso, pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento são aguardadas para este ságbado.

Chuvas foram registradas na sexta, em cidades como Posse e São Simão. Brasília também registrou chuva com rajadas de vento e Granizo.

Jamelões: serviço adiado

De acordo com a companhia, 60 trabalhadores fariam o serviço na Fued Sebba e substituiriam as plantas frutíferas por 106 ipés. Com as diversas quedas de árvores, porém, equipes foram remanejadas para limpeza e desobstrução, deixando a tarefa suspensa por tempo indeterminado.