Vereadores de Aparecida apontam violação de agenda de cirurgias e atraso em pagamentos no HMAP
Vereadores de Aparecida de Goiânia denunciaram que a gestão da Organização Social (OS) IBGH que…
Vereadores de Aparecida de Goiânia denunciaram que a gestão da Organização Social (OS) IBGH que administra o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) está descumprindo agendas de cirurgias marcadas e a data e que o pagamento dos servidores da unidade saúde está em atraso. As críticas foram feitas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da última quarta-feira (2). Uma licitação para escolha de uma nova gestão do hospital está em andamento desde novembro de 2021.
Um dos denunciantes dos supostos problemas no HMAP, o vereador Edinho, afirmou que várias cirurgias não estão sendo realizadas e “ninguém faz algo para resolver isso”. O parlamentar também denunciou atrasos no pagamento aos servidores do hospital e equipamentos que, segundo ele, estão sempre estragados.
Outro político que denunciou problemas do HMAP em tribuna foi o vereador José Filho. Ele relatou que pacientes que estavam com cirurgias agendadas para a última terça (1º), não realizaram os procedimentos.
Ainda sobre o não cumprimento das agendas de cirurgias, o vereador Gilsão afirmou que a dificuldade de realizá-las vem ocorrendo há tempos. De acordo com o parlamentar, a OS procura qualquer detalhe para travar do procedimento. O vereador se posicionou contrário à adoção do sistema de OS na Saúde Pública.
O que diz a atual gestão do HMAP
Em nota, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social que faz a gestão do HMAP afirma que as cirurgias eletivas foram suspensas durante a pandemia e retomadas após decreto estadual somente em outubro do último ano. A OS reitera que a unidade de saúde tem uma lista de cirurgias eletivas cuja demanda ficou reprimida e está sendo solucionada e “portanto, falar em cirurgias não realizadas é demonstrar total desconhecimento”, diz a nota.
A OS nega o teor das denúncias de equipamentos estragados que não são reparados pela instituição. No documento, a instituição diz que “o HMAP possui equipamentos novos e em pleno uso, sendo absolutamente improcedente essa alegação”.
Licitação para escolha de gestora do HMAP ainda está em andamento
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein venceu o certame realizado na manhã do dia 24 de janeiro para escolha da instituição para a operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). Por enquanto, não dá para afirmar que a instituição vai gerenciar a unidade de saúde, porque o processo licitatório ainda está correndo e cabe recursos.
Além do Hospital Albert Einstein, participam do certame a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), o Instituto ACQUA Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental, Instituto Saúde e Cidadania (Isac), Instituto Social Mais Saúde, Instituto Haver, o Instituto Nacional de Desenvolvimento (INDSH) Social e Humano e o Ação Brasil Gestão Pública.