Vídeo mostra dois cavalos em situação de maus-tratos em Piracanjuba
Homem flagra animais amarrados em uma cerca e com ferimentos na cabeça e nas patas. "Como pode existir um lixo de pessoa dessa?", diz; polícia foi acionada
Um equipe do Comando de Policiamento Ambiental de Caldas Novas, se deslocou no último domingo (25) até o município de Piracanjuba, a 86 quilômetros de Goiânia, para averiguar uma denúncia de maus-tratos a animais. A ação, conduzida juntamente com o 1° Batalhão da Polícia Militar Ambiental, foi realizada após um vídeo com dois cavalos amarrados e feridos circular nas redes sociais.
A gravação mostra que cordas usadas como cabresto romperam a pele dos animais, que também estavam com as patas feridas. “Como pode existir um lixo de pessoa que apronta uma coisa dessa?”, diz o denunciante.
De acordo com o tenente Otacílio de Jesus, a pessoa que fez a filmagem tratou as lesões dos cavalos e depois os soltou. Segundo o tenente, o proprietário dos animais foi localizado, relatando para a PM que os amarrou “para evitar que atravessassem a cerca e fossem para a estrada”.
O proprietário foi alvo de um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Segundo Otacílio, caso a situação volte a se repetir, o homem será encaminhado para a delegacia.
Outro caso
No mês passado, 11 cavalos foram resgatados em condições de maus-tratos em Piracanjuba. Contudo, nesse caso, o próprio dono dos animais pediu ajuda, alegando que estava passando por dificuldades financeiras e não tinha pasto suficiente para cuidar dos bichos.
Na ocasião, nove animais foram levados para fazendas em Caldas Novas e dois fazendeiros da região de Piracanjuba se dispuseram a cuidar dos outros dois.