GRAVAÇÃO

Vídeo mostra visão aérea de Goiânia coberta pela fumaça

Informação é que a nuvem densa pode permanecer até a próxima quarta-feira (28)

Uma gravação feita com drone, por Giovani Borges, mostra uma visão aérea de Goiânia, neste domingo (25), enquanto a cidade está coberta por fumaça. A informação é que a nuvem densa pode permanecer até a próxima quarta-feira (28), segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

De acordo com Amorim, o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas na região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se à fumaça produzida pelas queimadas em Goiás e criando o cenário observado hoje.

O Cimehgo observa que as condições respiratórias da população agravam-se ainda mais em razão do baixo índice de umidade relativa do ar, comum em Goiás nesse período do ano. “Portanto, recomenda-se à população que tome cuidados com a saúde”, afirma o gerente.

Além destes problemas, a fumaça também impactou a cidade de outras formas. Boletim da CCR Aeroportos, administradora do Aeroporto Internacional de Goiânia, às 16h02, informa que 26 voos foram cancelados ou alterados. Foram 13 chegadas e 13 partidas.

Queimadas e fumaça

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre os dias 23 (sexta-feira) e 25 (domingo), houve 203 focos de queimadas em Goiás. Chama atenção que 31,5% deles ocorreram no município de Chapadão do Céu.

A maioria foi registrada nas regiões sul e sudoeste de Goiás: Rio Verde (11,3%), Mineiros (6,9%), Morrinhos (6,9%), Itajá (5,9%), Água Fria (4,4%), Caiapônia (3,4%), Palmeiras de Goiás (3%) e Alto Paraíso (2%).