FISCALIZAÇÃO

Vigilância fiscaliza escolas privadas para garantir cumprimento de decreto

Medida foi tomada após órgão receber denúncias de que estudantes teriam contraído a Covid-19 em ambiente escolar

Veja o que muda em Goiânia com novo decreto que flexibiliza medidas contra Covid-19 (Foto: Jucimar de Sousa).

A Vigilância Sanitária fará blitz em escolas particulares para verificar o cumprimento dos protocolos de segurança no combate à Covid-19 a partir desta terça-feira (2). O órgão alega que recebeu denúncias de que alunos teriam sido infectados pelo novo coronavírus em ambiente escolar. Cursos preparatórios para instruções de ensino de idiomas também estarão na lista de locais a serem verificados.

Ao todo, serão 100 unidades de ensino que vão receber a visita dos fiscais, que irão analisar se o distanciamento social está sendo cumprido, se o uso da máscara está sendo feito e se há produtos de higiene como sabonete e algo gel à disposição de estudantes e funcionários.

O novo decreto da Prefeitura de Goiânia, que entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) autorizou que as instituições de ensino funcionassem desde que com 30% da sua capacidade. Além da Capital, o funcionamento presencial com limitação da capacidade também vale para as escolas das cidades da Região Metropolitana, incluindo Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira.

Estabelecimentos comerciais

Na manhã de ontem (1º/3), a Central Covid-19 montada pela prefeitura de Goiânia também deu início a fiscalização para verificar se os estabelecimentos não essenciais estavam fechados na Capital. Ao todo foram 13 equipes que percorreram vários bairros para garantir o cumprimento do Decreto. Segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), 15 estabelecimentos foram notificados até o final da tarde de ontem.