Prisão preventiva

Vigilantes penitenciários são presos por fuga de detentos em Piracanjuba

Luiz Fernando Ribeiro e Antenor José Damascena e Silva são investigados por terem recebido dinheiro para facilitar a fuga de 13 presos da unidade prisional

A Polícia Civil de Piracanjuba, cumpriu nesta quarta-feira (10), mandados de prisão preventiva dos vigilantes penitenciários temporários Luiz Fernando Ribeiro e Antenor José Damascena e Silva, investigados por terem recebido dinheiro para facilitar a fuga de 13 presos da unidade prisional local, no sábado passado.

Investigações preliminares constataram que os investigados forneceram para os presos a arma utilizada na fuga. Na ocasião, eles simularam uma rendição, entregando diversas armas para os fugitivos e possibilitando as fugas. Segundo o delegado Tommaso Leonardi, as filmagens da unidade prisional deixam claro que o procedimento adotado pelos investigados foi errado.

Na gravação, Antenor é rendido de forma totalmente amadora, enquanto Luiz Fernando se vira na hora da ação dos presos, entregando sua espingarda calibre 12, sem qualquer resistência, de forma suspeita. Além disso, outros elementos comprovam que os investigados já agiam de forma ilícita, recebendo valores e favores de presos, entregando-lhe drogas e celulares.

Testemunhas também alegaram que os investigados facilitaram a fuga do grupo. Sendo assim, o delegado Tommaso Leonardi representou pela decretação das duas prisões preventivas. Luiz Fernando e Antenor estão sendo investigados pela prática de corrupção passiva circunstanciada, facilitação de fuga de pessoas presas qualificada e porte ilegal de arma de fogo.