Volta às aulas em novembro pode ser treino para retorno em 2021, diz secretário
Secretário de Saúde afirma que a possibilidade depende de critérios específicos, como queda na taxa de ocupação e nas mortes pela Covid durante quatro semanas
O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, admite a possibilidade de as aulas presenciais voltarem em Goiás no mês de novembro. Ismael nega que isto seja motivado por pressão por parte das escolas de faculdades.
“Trata-se de uma oportunidade de treinar para o início do ano que vem. Poderá ser algo híbrido – presencial e remoto –, escalonado… Mas se, e somente se, atender os critérios”, destaca ao ser questionado se valeria o risco de uma volta às aulas faltando um mês para terminar o ano letivo.
Segundo o G1, o Centro de Operações de Emergências (COE) prevê como parâmetros técnicos para essa medida a taxa de ocupação de UTI abaixo de 75% por quatro semanas e a redução da taxa de mortalidade em 15%, no mesmo período.
As aulas da rede pública foram suspensas em 17 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “E se não continuarem baixos, não há o que se discutir”, finaliza Ismael sobre as aulas continuarem remotas.