Voltas às aulas deve deixar trânsito lento nesta segunda
Quantidade de carros nas ruas de Goiânia aumenta em 30%
Fila dupla, estacionamento em esquinas e sobre o passeio. Estas são as infrações de trânsito mais comuns nas proximidades das escolas de Goiânia. Com a volta às aulas nesta segunda-feira (23), agentes da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) estarão em pontos estratégicos da Capital para inibir as transgressões.
O agente de trânsito da Educação para o Trânsito da SMT, Horácio Ferreira, explica que em períodos de férias existe a evasão de aproximadamente 30% dos veículos do trânsito de Goiânia. “Como muitas escolas públicas e particulares começam as aulas nesta segunda, a expectativa é de trânsito lento nas vias próximas a estas instituições. É inevitável”, afirma Ferreira.
Entre os pontos estratégicos estão as avenidas T-9, T-30, T-51 e 85. De acordo com Ferreira, a simples presença da SMT ajuda a inibir as infrações. A previsão é que os agentes estejam nestes locais pelas próximas duas semanas nos horários de entrada e saída de estudantes. “Nesta primeira etapa, o objetivo é fazer um trabalho educativo, sem autuações”, explica o agente. No decorrer do ano, diz o agente, a SMT continuará com a fiscalização nos locais.
Debate
O titular da SMT, Felisberto Tavares, afirma que o problema do trânsito nas portas das escolas precisa ser encarado por todos os envolvidos. “Uma das propostas que iremos apresentar aos pais e às escolas é a criação de alternativos para entrada de estudantes. É claro que tudo será discutido, mas todos precisam se envolver. A prefeitura não vai conseguir resolver o problema do trânsito sozinha”, avalia o secretário. Para evitar transtornos, Tavares aconselha que os pais levem seus filhos mais cedo para escola nesta segunda-feira.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe), Flávio Roberto de Castro, é preciso trabalhar com planejamento baseado em estudos para garantir mudanças satisfatórias no trânsito. “Não depende só de as escolas mudarem os horários de entrada dos estudantes. Depende do Estado, Município, União e comércio também, pois os pais deixam os filhos nas escolas e depois vão direto para o trabalho. Já temos uma reunião marcada com o novo secretário de trânsito e estamos ansiosos para apresentar nossas demandas”, afirma o presidente.
Escolas
Apesar de algumas escolas particulares terem começado as aulas na semana passada, a maioria delas iniciam o ano letivo nesta segunda. Nas escolas estaduais, 530 mil alunos também voltam às aulas na mesma data. Ao todo, são 1.152 escolas em todo o Estado. O ano letivo também começa nesta segunda-feira nas escolas municipais. São mais de 100 mil alunos, que estudam em 361 unidades educacionais da Capital.
Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Executiva de Mobilidade também realiza trabalho educativo durante o retorno às aulas das escolas municipais. A ação será realizada em dois horários, às 6h30 e às 12h30 na porta da Escola Municipal Ari Caetano. De acordo com o secretário executivo, Luziano de Carvalho, o objetivo é orientar pais e alunos sobre as leis de trânsito.