Voluntários pedem doações para combate ao incêndio no Parque Estadual de Terra Ronca
Desde o dia 16 um incêndio consome o Parque Estadual de Terra Ronca – localizado…
Desde o dia 16 um incêndio consome o Parque Estadual de Terra Ronca – localizado em São Domingos e Guarani de Goiás. A maior unidade de conservação do Estado – a Chapada dos Veadeiros é federal –, que tem 57 mil hectares, já teve área de cerca de 7 mil hectares consumidas, segundo a condutora do parque, Júlia Chaves, até esta terça (21). Ela, junto com um grupo de voluntários, organiza uma ação de doação aos profissionais que atuam na luta contra o fogo.
De acordo com ela, são aproximadamente 24 pessoas no combate ao incêndio (os bombeiros dizem que são 26), neste momento: quatro bombeiros, 12 brigadistas e oito voluntários. “Eles precisam de água, alimentos e mais voluntários.”
Júlia informa que as doações são feitas diretamente nas contas dos comércios da cidade. Nesta tarde de terça-feira (21), inclusive, ela estava em São Domingos para cuidar da logística dos donativos que seriam levados aos profissionais. Confira a seguir os números para Pix:
Segundo perfil de ajuda administrado por Júlia, “a principal ameaça é a segurança hídrica da região.
Áreas de Preservação Permanente e de centenas de nascentes estão sendo destruídas”.
Incêndio criminoso no Parque Estadual de Terra Ronca
Ainda ao Mais Goiás, Júlia diz que se trata de incêndio criminoso. “Com certeza são criadores de gado. Foi criminoso.” Até o momento, claro, não há perícia que confirme a acusação.
Ainda de acordo com ela, os profissionais não têm conseguido descansar, pois a ventania à noite intensifica as chamas. “Ontem [segunda (20)], eles combateram um incêndio próximo ao povoado de São João.”
Bombeiros de Goiás
Segundo atualização do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), 26 pessoas estão no combate ao incêndio, nesta tarde. “Dentre elas, Bombeiros Militares, brigadistas e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (Semad).”
A corporação levanta mais informações para o Mais Goiás. Esta matéria será atualizada.
Sobre o parque
O Parque Estadual de Terra Ronca foi tem 57 mil hectares de área e foi criado em 1989. Ele abriga o maior complexo de cavernas da América Latina. São aproximadamente 300 atrações.
Além disso, é possível encontrar cavernas e grutas, fauna e flora típicas desse tipo de ambiente e espécies do Cerrado ameaçadas de extinção. As informações são da Semad.