Votação para o aumento da tarifa do transporte coletivo da região metropolitana é adiada
Marcada para acontecer na tarde desta quinta-feira (21), a votação que decidiria do aumento da…
Marcada para acontecer na tarde desta quinta-feira (21), a votação que decidiria do aumento da tarifa do transporte coletivo foi adiada. Não há previsão de quando será o novo encontro para discutir o assunto.
Por meio de nota, a CDTC destacou que “todas as autoridades estão sensibilizadas com as demandas dos usuários do transporte coletivo” e que “será marcada reunião para discutir iniciativas que resultem em melhorias em todo o sistema.” Confira o texto completo no final da matéria.
A suspensão da reunião acontece após o encontro de quinze parlamentares da Câmara Municipal de Goiânia com o também prefeito de Trindade, na tarde da última quarta-feira (20). Foram discutidas pautas como a superlotação dos ônibus, falta de investimentos das empresas e até sobre as instalações de abrigos para os passageiros.O anúncio foi dado pelo presidente da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC), Jânio Darrot (PSDB).
Representante da Câmara na CDTC, o vereador Lucas Kitão (PSL) comemorou a decisão e apontou sensibilidade por parte do presidente da pasta. “Ele ponderou o que foi apresentado a ele ontem e isso demonstra um rompimento do ciclo de apenas aumentar a passagem no apagar das luzes. Que melhorias devem ser feitas. Ele entendeu que esse não é o momento para aumento”, conta.
Aprovação
Ainda como tentativa para barrar o aumento da passagem, o projeto de Lei, que proíbe o aumento da tarifa caso não haja melhorias, foi aprovado, por unanimidade, em segunda e última votação na Câmara Municipal de Goiânia. O texto, de autoria de Tatiana Lemos (PCdoB), segue agora para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).
Apesar de ser sido apresentado em junho do ano passado, o texto ganhou força um dia após a aprovação do cálculo para o reajuste da passagem, pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR). Com possível variação de 7,5%, a tarifa pode chegar a R$ 4,30.
“Temos observado constantes reajustes, mas sem o cumprimento das condições básicas exigidas para isso. A população está cansada de pagar por um serviço de péssima qualidade onde só se vê aumento do valor da passagem e nenhum benefício para o consumidor”, afirma Tatiana.
Confira a nota completa da CDTC
O presidente da Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC) e prefeito de Trindade, Jânio Darrot, no uso de suas atribuições legais, resolve adiar a reunião convocada para essa quinta-feira (21/03), às 17 horas, no Paço Municipal de Goiânia.
A decisão foi tomada após entendimento com o prefeito Iris Rezende, o Ministério Público, na pessoa da promotora Leila Maria e Oliveira, os vereadores de Goiânia e da região metropolitana.
Todas as autoridades estão sensibilizadas com as demandas dos usuários do transporte coletivo. O presidente Jânio Darrot informa que será marcada reunião para discutir iniciativas que resultem em melhorias em todo o sistema.
Câmara Deliberativa de Transporte de Coletivo (CDTC)