Wilder Morais defende que a iniciativa privada vacine população contra Covid
"Tira o peso do governo", avalia o empresário e ex-secretário do governador Ronaldo Caiado
O empresário e ex-secretário de Indústria e Comércio do governo de Ronaldo Caiado (DEM), Wilder Morais, defende que a iniciativa privada também possa vacinar a população contra a Covid-19. Segundo ele, a possibilidade agilizaria o processo.
“Isso aí tira o peso do governo. Com essa possibilidade muitas empresas já teriam vacinado seus funcionários”, avalia.
Wilder ressalta que tem perdido muitas pessoas queridas. Dessa forma, ele aponta que tem usado sua experiência profissional para entender como sair do ciclo de mortes e riscos para a economia. “Nossa empresa esteve na Índia, recentemente; nação que tem um case interessante de redução de casos em alguns dos seus estados.”
Ele lembrar que o país tem 1,4 bilhão de habitantes. E, ainda, assim, menos mortes que o Brasil. Diante disso, ele defende a vacinação por parte da iniciativa privada.
Legislação
Vale destacar, o presidente Bolsonaro (sem partido) sancionou, na última quarta (10), uma lei determinando que o setor privado pode comprar vacinas contra a covid-19. Inicialmente, segundo a legislação, as entidades que quiseram adquirir o imunizante diretamente precisarão doar as doses ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Ressalta-se, ainda, que esta medida vale até a imunização de todo o grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, o que inclui: indígenas, idosos, trabalhadores da saúde, da educação, da indústria, etc. Ao todo, cerca de 77,2 milhões de pessoas.
Após este momento, as doações caem para menos de 50% das doses para o SUS. Contudo, o restante deverá ser aplicado de forma gratuita e em estabelecimentos adequados e autorizados pelo serviço de vigilância sanitária local.