REPERCUSSÃO

Xuxa critica pastor que disse que crianças podem ser culpadas em casos de abusos: ‘Falas dão nojo’

Jonas Felício Pimentel, líder da igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia, disse que crianças podem ser culpadas em alguns casos de abusos sexuais

O pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia, foi criticado pela apresentadora Xuxa Meneghel após uma fala que repercutiu nas redes sociais, em que ele diz que crianças podem ser culpadas em alguns casos de abusos sexuais.

Em uma publicação, Xuxa diz que “colocar a vítima como culpado é bem de quem tem muita coisa a esconder e merece ser investigado”. A apresentadora disse ainda que as falas de Jonas são repugnantes.

“Suas falas dão nojo, são repugnantes! Nesse exato momento alguns bebês, crianças e adolescentes estão sendo abusados por pessoas que se acham no direito de satisfazer seus prazeres”, disse Xuxa.

Famosos como: Léo Jaime, Tata Estaniecki, Milton Cunha e outros também comentaram na publicação de Xuxa, em repúdio às falas do pastor.

“O que alguns vão chamar de “liberdade de expressão” é se sentir autorizado a cometer crimes”, escreveu Leo Jaime.

Fala do pastor

O pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé, em Goiânia, afirmou durante um culto que, crianças que são vítimas de abusos sexuais podem ter participação e culpa dos crimes. A declaração circula na internet e tem causado revolta em muitos que assistem.

“Quando acontece o abuso de uma criança, a criança é também culpada porque ela deu lugar. Mas, olha só, isso é uma exceção, mas está dentro destes acontecimentos. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro: a responsabilidade começa com a mãe e com o pai”, disse o líder religioso.

Em nota, o pastor pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e disse que apenas recomendou que é preciso evitar que filhos durmam em casa de parentes ou amigos para evitar pessoas más intencionadas. A informação foi repassada por meio do advogado de defesa (íntegra abaixo).

Nota da defesa do pastor na íntegra

Em nota, a defesa do pastor informou que ele apenas recomendou que é preciso evitar que filhos durmam em casa de parentes ou amigos. E que, nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas. Ainda pediu desculpas a quem se sentiu ofendido (nota na íntegra abaixo).

O pastor Jonas Pimentel manifesta-se sobre a polêmica ocorrida quando fez orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos e afirmou que é responsabilidade dos pais ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutamente imperativas exigirem. Recomendou que é preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos. Nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a eles.

Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas.

Contudo, pastor Jonas Pimentel e a Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia reafirmam seu compromisso de lutar pelos seus princípios e valores, que são tradicionais, e continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos e violência contra as crianças e adolescentes, especificamente, a sexualização precoce delas que o mundo moderno impõe nas casas dos cristãos.