Zander Fábio fala sobre balanço de ações em 2023: “Mais de 473 eventos culturais gratuitos”
Secretário de Cultura de Goiânia, Zander Fábio, revela que foram 47 programas realizados em 2023
O secretário de cultura de Goiânia, Zander Fábio, informou ao Mais Goiás que, somente em 2023, cerca de 473 ações e eventos foram realizados pela Prefeitura de Goiânia. Em entrevista exclusiva, o secretário revelou que a intenção para 2024 é manter os números, a fim de que a cultura permaneça ativa, apoiando artistas e produtores culturais, além de oferecer entretenimento gratuito ao público.
Zander relata que, na gestão anterior, apenas 9 programas e cerca de 40 eventos eram promovidos por ano. “Os resultados são dez vezes maiores do que já alcançamos na cultura. Neste ano, entregamos 47 programas, que resultaram em 473 eventos”, enfatizou.
Atualmente, a cidade dispõe de uma programação cultural para quase todos os dias da semana, incluindo finais de semana. “O cidadão goianiense pode escolher o gênero cultural que deseja contemplar, entre teatro, música, arte e diversas outras opções”, comentou.
Dentre as ações de maior destaque em 2023, Zander recorda do programa “Salmos”, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult), focado no teatro e em parceria com instituições religiosas, independentemente da crença. Outro ponto alto foi o programa de diversidade de gênero, que teve início em abril de 2023 e se estendeu até dezembro do mesmo ano. As Sextas Culturais também figuram entre os sucessos do ano, incentivando até dez grupos ou artistas independentes, com pagamento de cachê para cada apresentação, nos semáforos da capital. “Oferecemos ao contribuinte goianiense, gratuitamente, grandes eventos, que muitas vezes não teriam condições de pagar pelos ingressos”, informou.
Investimento
Ao Mais Goiás, Zander Fábio informou que buscou recursos para fomentar a cultura em Goiânia, por meio da Secult. Segundo ele, somente da Câmara Municipal, o setor recebeu R$11,7 milhões. A cultura goiana também recebeu investimento por parte da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal. Já a Prefeitura de Goiânia disponibilizou R$500 mil por mês. “Todos os recursos foram utilizados para o pagamento de cachês dos artistas que trabalharam nas ações, para a manutenção dos espaços culturais municipais e ainda para a criação de novos projetos”, esclarece.
Expectativas para 2024
Para 2024, o secretário prevê o trabalho intenso e a continuidade de todos os programas criados em 2023. “Nos primeiros três meses de 2024 faremos o planejamento para o ano todo. Estamos programando a manutenção dos programas, prevendo repetir a mesma quantidade de ações, com a possibilidade de ampliação”, informa.
O secretário acredita que o cadastro de artistas na plataforma da Secult Goiânia é essencial para dar continuidade no trabalho cultural na capital. Segundo ele, todos os trabalhadores da cultura foram bem remunerados em 2023, com cachê digno. O mesmo deve ser feito para o próximo ano.