POLÊMICA

Zoo luta para manter urso Robinho porque ele está adaptado, diz prefeitura

O presidente da Agência de Eventos, Turismo e Lazer (Agetul), Urias Junior, disse, nesta quinta-feira,…

O presidente da Agência de Eventos, Turismo e Lazer (Agetul), Urias Junior, disse, nesta quinta-feira, que a prefeitura de Goiânia vai lutar para manter o urso Robinho no Zoológico da Capital por entender que o animal já está adaptado ao local. Urias afirma que o município vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) que determinou a transferência do urso pardo para o santuário Rancho dos Gnomos em Joanópolis, São Paulo.

“O zoológico de Goiânia está na luta, porque acreditamos que o urso Robinho está plenamente adaptado ao clima e a realidade da cidade, e agora, muito melhor atendido com essa nova casa”, afirma Urias.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal acusou o Zoológico de maus-tratos. Além disso, foi relatado a ausência de clima frio, ambiente insalubre e de dimensões pequenas, e que não haveria enriquecimento ambiental que pudesse diminuir o sofrimento do animal.

Segundo Urias, tanto no ambiente anterior, quanto neste novo, há espaço com ar-condicionado e pontos de fuga, que são locais de ocupação para o animal. “Aqui, mais ainda, pois o espaço foi projetado por biólogos para um urso pardo.”

Transferência

A transferência do animal ocorreu durante o seu período de exames anuais de saúde. Na oportunidade, ele foi sedado. Robinho, vale destacar, tem 17 anos e nasceu no zoológico de Goiânia. Ele é filho de Lucy, que morreu no ano passado com 42 anos. “Mesmo com a mudança de ambiente ele não está estressado”, garante Urias.

O titular da pasta aproveitou a coletiva para ressaltar que Robinho sempre foi bem tratado. Segundo ele, a polêmica começou ao ser divulgado um momento de alegria do animal, em que brincava e comia picolé. “Não existe nenhum tipo de maltrato. O envolvimento da equipe é profissional e emocional.”

“A mudança não melhoraria em nada a rotina dele, pois iria para outro recinto similar e só geraria estresse ao animal, que já se encontra na vida adulta. Portanto, mostraremos à justiça que não há nada de errado quanto ao tratamento oferecido”, retorna a questão judicial.

Ele diz, ainda, que não fará comentários sobre o Rancho dos Gnomos. Contudo, afirma que nunca nenhuma entidade procurou o zoológico para discutir a melhoria de qualquer animal.

Espaço novo

No novo local, Robinho tem a disposição uma piscina de 10 mil litros de água, que possui uma mangueira para banhos. Há, ainda, um gramado com sombra para descanso, uma toca, espaço climatizado e rotas de fuga dos olhares dos visitantes.