COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Análise: A campanha de Alcides segue o roteiro da pipocada do Botafogo em 2023

Quando futebol e a política se misturam

Alcides Ribeiro repete derrocada do Botafogo em 2023 (Foto: Divulgação)

Quem acompanha futebol vai se lembrar da campanha irretocável feita pelo Botafogo em 2023, quando o time fez uma irretocável campanha no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Foram 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, somando impressionantes 82,5% de aproveitamento. Era o melhor desempenho da história do torneio

Entretanto, tão surpreendente quanto a campanha do segundo turno, foi a queda vertiginosa na reta final do campeonato, acumulando derrotas inesperadas, entregando resultados no último minuto do jogo e dona de um aproveitamento similar ao de times que no final das contas foram rebaixados. Do título que parecia inevitável, o Botafogo custou para conseguir uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

Assim como no futebol, a política é uma caixinha de surpresas. O paralelo da trajetória do deputado Alcides Ribeiro em sua campanha na disputa em Aparecida é inevitável. Tal qual o Botafogo, em 2023, o  deputado federal liderava todas as pesquisas, com a perspectiva de vencer as eleições com 62% dos votos. Sua campanha estava confortável, com o favoritismo consolidado. O jogo pareceu encerrado quando a base caiadista trocou o “treinador” às vésperas do campeonato começar. Sai o prefeito Vilmar Mariano, entra Leandro Vilela “de Jataí”.

Alcides, no entanto, viu ao longo do campeonato, seu adversário Leandro Vilela dominar o campo político, enquanto ele próprio parecia ausente do jogo. Sem aparecer em debates ou entrevistas, Alcides deixou o terreno livre para Leandro, que jogava com tranquilidade, trocando passes com o outro adversário, Willian Panda. Vilela, habilidoso, apenas aguardava o momento certo para marcar seus ‘gols’, apresentando suas propostas e dominando a narrativa enquanto Alcides assistia o avanço adversário de longe.

Hoje, assim como o Botafogo que flertou com a perda de sua vaga na Libertadores, Alcides vê o cenário eleitoral completamente transformado. Segundo levantamento feito pela Goiás Pesquisas sob encomenda do portal Mais Goiás, 65% dos eleitores de Aparecida acreditam que Leandro Vilela será o próximo prefeito. O título que estava nas mãos de Alcides parece ter escorregado, tal qual o troféu que parecia garantido ao Botafogo. Ainda faltam dois dias para a eleição, mas o resultado apontado até aqui parece não ter reversão. Na política e no futebol, o jogo só acaba quando o juiz apita, e a vantagem inicial não é garantia de vitória.