BASTIDORES DA POLÍTICA

Atrás nas pesquisas, Vanderlan se licencia do Senado e foca nas eleições

Vanderlan tem duplo desafio: vencer em Goiânia e ajudar a esposa, Izaura Cardoso a levar o pleito em Senador Canedo

Atrás na maior parte das pesquisas de intenção de voto e ultrapassado até pelo ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil), como mostrou a última rodada da Goiás Pesquisas, encomendada pelo Mais Goiás, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), decidiu se licenciar de sua cadeira em Brasília, onde preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para focar na campanha a Prefeitura de Goiânia. Ele volta ao cargo no próximo dia 7 de outubro, dia seguinte à realização do primeiro turno do pleito.

O protocolo de seu pedido de licença foi encaminhado nesta segunda-feira (9) e de acordo com a assessoria do senador, se dá para ter um contato mais próximo à população, além do ritmo de trabalho na Casa Alta do Congresso Nacional diminuir durante o período eleitoral. Ele voltará a tempo, por exemplo, de presidir a sessão que vai sabatinar o indicado do Governo Federal à presidência do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo.

Vanderlan tem como suplentes o atual chefe de gabinete da vice-governadoria, Pedro Chaves, e o empresário anapolino Jader Melo, que fica com a segunda suplência. Como a licença é menor que 120 dias, não há necessidade de chamar nenhum dos dois. 

Além de Goiânia, o senador também enfrenta outra importante eleição dentro de sua família: em Senador Canedo, a suplente de senador Izaura Cardoso (PSD), sua esposa, desafia o atual prefeito Fernando Pellozo (UB), o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB) e vê a ameaça da médica Cristiane Pina (Solidariedade) crescer nas pesquisas. Vanderlan também terá o desafio de ajudar sua companheira a vencer o pleito na cidade da região metropolitana.