Justiça determina retirada de vídeos em que Alcides sugere apoio de Caiado e Mendanha
Justiça entendeu que candidato estava usando indevidamente imagens do governador e do ex-prefeito
A Justiça Eleitoral de Goiás determinou, nesta quarta-feira (2), a suspensão de propagandas eleitorais do candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL por alegar que o liberal estaria utilizando discursos antigos do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do ex-prefeito Gustavo Mendanha fora de contexto, sugerindo falsamente que ambos apoiariam sua candidatura.
De acordo com a sentença assinada pela juíza Christiane Gomes Falcão Wayne, a propaganda eleitoral veiculada por Alcides induz os eleitores ao erro ao trazer falas descontextualizadas de figuras políticas que, na realidade, apoiam seu adversário Leandro Vilela. A magistrada ressaltou que a veiculação dessas propagandas viola a legislação eleitoral, que proíbe a participação de militantes de partidos adversários em campanhas e limita o tempo de apoio de terceiros nas propagandas eleitorais.
Na decisão, a juíza exige a imediata retirada do ar das propagandas impugnadas, tanto na televisão quanto nas redes sociais, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada descumprimento. Ela ainda determinou também a exclusão de uma postagem específica no Instagram que reproduz o conteúdo contestado. Além disso, as emissoras de televisão foram notificadas para suspender a transmissão dos materiais irregulares.
Essa decisão acontece em um momento decisivo da campanha eleitoral em Aparecida, na qual Leandro Vilela tem apresentado crescimento gradativo entre o eleitorado aparecidense, e Alcides Ribeiro apresenta sinais de estagnação, embora tenha chances reais de liquidar a fatura no primeiro turno das eleições.
O texto desta coluna não reflete necessariamente a posição do Mais Goiás.