Justiça Eleitoral manda retirar vídeos da campanha de Fred Rodrigues por manipulação contra Mabel
O governador Ronaldo Caiado (UB), aliado de Mabel, saiu em defesa do correlegionário
A Justiça Eleitoral determinou a remoção imediata de vídeos veiculados pela campanha de Fred Rodrigues (PL), candidato à Prefeitura de Goiânia, após identificar propaganda irregular contra seu adversário Sandro Mabel (União Brasil), atual líder nas pesquisas eleitorais.
Em pelo menos três decisões judiciais proferidas nesta semana, os juízes reconheceram que Rodrigues utilizou montagens e truques de edição para manipular declarações de Mabel e criar um ambiente artificialmente negativo em suas peças publicitárias. Além disso, os vídeos foram impulsionados nas redes sociais com conteúdo ofensivo.
Na última decisão, a juíza Lara Gonzaga Siqueira, da 146ª Zona Eleitoral de Goiânia, acolheu a denúncia apresentada pela campanha de Mabel. A magistrada considerou que um dos vídeos exibidos pela campanha de Rodrigues no horário eleitoral gratuito foi alterado para distorcer a velocidade da fala de Mabel durante um debate do Jornal O Popular.
De acordo com a decisão, a manipulação de imagem e som foi usada para criar uma falsa impressão de insegurança e tensão, sem que o público fosse informado sobre a adulteração do material.
Outras duas decisões também constataram irregularidades na campanha de Rodrigues, que teria impulsionado conteúdo negativo em plataformas digitais para atacar Sandro Mabel. De acordo com os juízes, o uso de impulsionamento de propaganda com o objetivo de desinformar e prejudicar um adversário fere a legislação eleitoral e compromete a integridade do processo eleitoral, levando à ordem de retirada imediata dos conteúdos.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), aliado de Sandro Mabel, saiu em defesa do correligionário, criticando as práticas da campanha adversária. “Esses ataques são o reflexo do desespero de quem não tem propostas para Goiânia. Continuaremos firmes até a vitória”, afirmou Caiado em evento nesta quarta-feira (2).