COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Para fortalecer Fred e Alcides, Bolsonaro retorna a Goiânia e Aparecida na próxima sexta (11)

Objetivo é consolidar campanhas que estão no segundo turno da eleição

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), volta a Goiás na próxima sexta-feira (11), para reforçar as candidaturas do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) e do deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL), na disputa ao segundo turno das eleições em 2024, em Goiânia e Aparecida. É a primeira agenda da maior liderança bolsonarista após a realização do primeiro turno do pleito.

A presença de Bolsonaro em Goiânia e Aparecida é vista como primordial para ambas as candidaturas. Foi a partir da vinda do ex-presidente na capital realizada no último dia 24 de outubro, dez dias antes da eleição que Fred Rodrigues viu seu nome saltar nas pesquisas de intenção de voto e se colocar de vez entre os líderes da disputa. Ele não só chegou ao segundo turno, como liderou a votação com 31% dos votos válidos.

Passa pela estratégia colocá-lo como único representante da direita bolsonarista na disputa, relacionado o candidato da base caiadista, o ex-deputado federal Sandro Mabel (UB) a setores progressistas e a esquerda que foi representada nessas eleições pela deputada federal Adriana Accorsi (PT).

Em Aparecida, a situação da candidatura de Alcides é um pouco mais dramática. Antes do pleito começar, o deputado federal liderava todas as pesquisas de intenção de voto e tinha prognóstico de vitória logo no primeiro turno. Não foi o que aconteceu. Ao contrário. Com uma estratégia de evitar o contato direto com a imprensa e a participação nos debates, viu a campanha do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), dominar a narrativa política no município.

O resultado foi o derretimento do seu nome ao longo do processo eleitoral com uma votação absolutamente desfavorável: Leandro não apenas empatou, como virou a disputa e terminou o primeiro turno à frente do parlamentar. A avaliação da base caiadista e que, se a eleição fosse realizada no próximo final de semana, a fatura seria liquidada sem a realização de um segundo turno com vitória do sobrinho do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB).  Por isso, a visita de Bolsonaro é vista como uma das balas de prata da campanha alcidista.