Podemos “contrata” Luxemburgo, amplia número de prefeitos e projeta 2026 forte em Goiás
Legenda projeta chegar a 20 prefeitos ainda este ano
O Podemos em Goiás deu nesta quinta-feira (28), o pontapé inicial para chegar forte em 2026. Com a filiação do prefeito de Castelândia, Ednaldo Andrade Miguel, o Meinha, que estava no PSD, o partido chegou a 15 prefeitos. Há, no entanto, a expectativa de outros cinco chefes de executivo do interior se juntarem à legenda. Nos quadros da sigla, também estão outros 12 vice-prefeitos.
O evento juntou os prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo Podemos, na sede da empresa do deputado federal Glaustin da Fokus, em Aparecida de Goiânia. A deputada federal Renata Abreu que preside o partido nacionalmente marcou presença.
O treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo que flertou com uma candidatura ao Senado por Tocantins nas eleições em 2022 pelo PSB palestrou no evento. Agora, ele está filiado aos quadros do Podemos.
Estatística
Com 15 prefeitos nos quadros, o Podemos fica atrás de PL e PP, com 26, MDB, do vice-governador Daniel Vilela (MDB), com 43 e 95, do União Brasil, do governador Ronaldo Caiado (UB).
Produtividade
O cenário pode mudar caso o partido filie novos quadros. Há conversas com nomes do PL, por exemplo. Se vingar, a diferença cai. O deputado federal Glaustin da Fokus, pretende chegar em 2026 com o partido fortalecido.
Projeto
Em uma palestra político-motivacional, entre frases de efeito e histórias de vida, Vanderlan revelou que está disposto a mais uma vez enfrentar uma candidatura ao Senado, no mesmo estado do Tocantins. Dessa vez pelo Podemos. Foi ovacionado por aqueles que estavam presentes.
Dedicação
“Para um time vencer um campeonato é preciso trabalho em equipe e uma liderança forte e inteligente. Vocês, prefeitos e vice-prefeitos, são líderes das suas cidades, precisam dedicar tempo e trabalho em prol disso”, destacou.