COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

PUC-GO confirma que Fred Rodrigues não tem diploma de Direito; candidato promete corrigir registro no TSE

Coluna teve acesso a documento que mostra que Fred não tem curso superior

Fred Rodrigues durante sabadina ao portal Mais Goiás (Foto: Jucimar de Sousa)

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) informou à Justiça Eleitoral que o candidato à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), não concluiu o curso de Direito na instituição. A informação consta em um documento apresentado nesta terça-feira (22), em resposta a um pedido da coligação “União por Goiânia”, liderada por Sandro Mabel (União Brasil), que questiona a formação acadêmica do ex-deputado estadual.

Segundo a universidade, Fred Rodrigues ingressou no curso de Direito no segundo semestre de 2004, por meio de transferência de outra instituição, mas não concluiu o currículo obrigatório, faltando o cumprimento de 200 horas de atividades complementares. Além disso, a PUC-GO esclareceu que o cadastro do candidato foi desativado desde 2013, conforme previsto no regimento da instituição.

No documento, a PUC-GO afirmou que nunca expediu diploma de Direito em nome de Fred Rodrigues, que o estudante não colou grau, nem solicitou transferência para outra instituição de ensino superior. A universidade também não possui registro de diploma emitido por outra instituição.

Em nota enviada à coluna, Fred Rodrigues afirmou. “Todas as matérias da formação do curso de Direito foram concluídas, não restando mais matérias a serem cursadas. As horas complementares tinham prazo para serem validadas, como decidi não seguir a carreira jurídica, nunca iniciei o processo para colação de grau pois já trabalhava na área digital e de comunicação.”

Fred Rodrigues também explicou que o erro no registro de sua candidatura foi cometido por sua equipe. “O preenchimento do registro de candidatura e a formatação do Plano de governo foram feitos pela equipe jurídica, à qual já havia determinado para retificar o erro.” Ele ainda destacou: “Publicamente, nunca me apresentei pessoalmente como Advogado ou Bacharel, tendo inclusive meu perfil na Assembleia constando como Ensino Superior Incompleto ou Concluindo Bacharelado.”