REPRESENTATIVIDADE

Goiânia: artesã cria bonecas inspiradas em meninas e mulheres negras: “Características reais”

Projeto "Bonecas Negras" começou com uma simples lembrancinha de maternidade

A artesã e servidora pública, Eliane Moreira, é conhecida por criar bonecas de pano inspiradas em crianças e mulheres negras. Seguindo as características de pessoas reais, que realizam as encomendas, a mulher confecciona bonecas pretas e pardas, com cabelos cacheados, crespos ou trançados.

Com talento e criatividade para as práticas artesanais, Eliane iniciou o projeto “Bonecas Negras”, em 2018, a partir de uma encomenda para uma lembrancinha de maternidade. “A única exigência da mãe era que a bonequinha fosse preta para representar a filha que ela estava esperando. Isso me fez observar a carência de produtos que estimulassem a representatividade negra e a ideia ficou guardada em minha mente”, lembrou.

A artesã começou a estruturar o pensamento de montar um ateliê e foi aí que surgiu a ideia de transformar meninas e mulheres em bonecas. “Me lembrei daquela mãe dizendo que eu deveria fazer delas bonecas pretas”, comentou.

De acordo com Eliane, o projeto “Bonecas Negras” surgiu a partir da necessidade de igualdade e carência de mercado. “Basta um passeio rápido por uma loja de brinquedos ou em um shopping para constatar que o mercado não visa atender crianças negras, em especial meninas negras, que não veem nos brinquedos expostos uma identificação. Por isso é importante que as pessoas vejam-se neles [brinquedos], que cumpram a missão de educar, desenvolver talentos, aumentar-lhes a confiança, estimular a criatividade, ampliar a imaginação”, opina.

Projeto traz a foto das crianças nas embalagens e características reais de crianças e mulheres negras nas bonecas

O projeto de Eliane Moreira vai além da venda de um simples brinquedo. Segundo ela, essa é uma oportunidade de criar o sentimento de representatividade, que foi negado pela história. As encomendas são realizadas de acordo com as características físicas da “modelo” inspiração, como cor de pele, cabelo e roupas. Além da boneca, a artesã ainda providencia a embalagem completamente diferente de tudo que o mercado oferece, já que dispõe de fotos das próprias “modelos”.

De acordo com a servidora pública, a entrega das encomendas é sempre emocionante. “Vários momentos foram especiais durante as entregas. Um deles foi quando uma mãe despertou em mim o quão grande era o que estava sendo feito”. Eliane também conta que a frase de uma mãe a marcou muito: “Minha filha vai ser boneca, vai ter boneca preta sim”, disse a compradora em lágrimas quando a artesã fotografava a menina para a primeira edição do projeto.

Eliane Moreira também se emociona ao lembrar de uma encomenda feita para uma mulher cadeirante, que teve parte de uma perna amputada. “Você me apoia? Quero ser fotografada de pé, tamanha emoção que estou sentindo” disse a modelo inspiração para a boneca.

“Fazer com que as pessoas reconheçam o próprio valor e a capacidade de estar onde quiserem, inclusive em uma caixa de bonecas”, destaca a artesã.

Ao Mais Goiás, Eliane informou que o trabalho é capaz de “fazer com que as pessoas reconheçam o próprio valor e a capacidade de estar onde quiserem, inclusive em uma caixa de bonecas”.

Servidora pública estadual pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Eliane é formada em direito e natural de Uberlândia (MG). Segundo ela, o trabalho como artesã é “uma explosão de identificação e referência”.

As produções podem ser conferidas pelo Instagram “@joanaartsoficial” e as encomendas devem ser realizadas pelo WhatsApp (62) 9.8179-4872.

Lançamento da 6ª edição do projeto “Bonecas Negras”

No dia 18 de dezembro, às 19h, Eliane Moreira fará o lançamento da 6ª edição do projeto. Durante um coquetel especial para convidados na Assembleia Legislativa, em Goiânia, a artesã contará com a presença de algumas mulheres negras que a inspiraram para a criação das bonecas pretas.