Estudo revela que 80% dos solteiros evitam apressar encontros
Um dos usuários do aplicativo diz que a falta de atitude também vem do medo da rejeição
Ao conhecer um possível pretendente em aplicativos de namoro ou redes sociais, muitas pessoas acabam por demorar bastante até fazer um convite para os primeiros encontros. Segundo a pesquisa Trendbook 2025, feita no aplicativo Happn, isso ocorre porque as pessoas estão valorizando um namoro sem pressa.
O estudo foi realizado com mais de 11 mil usuários do aplicativo, no Reino Unido, Brasil, Argentina, Turquia, França, Índia, Holanda, Noruega. De acordo com os solteiros, eles priorizam explorar os mesmos gostos e valores, e ter uma compatibilidade antes de dar o primeiro passo. Os dados revelam que 80% dos solteiros preferem não apressar um encontro com a (o) pretendente.
Um dos usuários do aplicativo, que não quis se identificar, disse que a falta de atitude também vem do medo da rejeição. “Acho que também pode ter uma preocupação em ser julgado ou de não saber se o interesse é mútuo. Em alguns casos, pode existir o medo de até afetar uma amizade, se o convite for negado”, disse o jovem.
Além das inseguranças, há também a questão de se sentir mais a vontade e conhecer melhor a pessoa antes do encontro para tentar evitar decepções. O entrevistado ressaltou que se sente mais seguro quando a garota demonstra interesse. “Saber que a pessoa está demonstrando interesse genuíno ajuda muito, até porque dá a sensação de que o convite será aceito.”