FESTIVAL GOIANO

13º CRASH apresenta mostra especial com filmes de horror dirigidos por mulheres

O festival goiano apresenta a "Mostra Les Diaboliques", dedicada a produções dirigidas por mulheres, entre os anos 1980 e 1990

Cena de "Boneca Assassina", dirigido por Maria Lease (Foto: Divulgação)

Representando um dos maiores festivais goianos de cinema do gênero de horror, o 13º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, chega em mais uma edição, com mostras competitivas e paralelas que prometem assustar o público e apresentar o melhor da produção nacional e internacional.

A edição será apresentada em formato virtual e gratuito, com 70 filmes vindos de 18 países, além da Mostra Les Diaboliques: diretoras de horror 1980-1999, que garante uma seleção especial de longas-metragens de horror, dirigidos apenas por mulheres.

A curadoria da mostra ficou por conta de Beatriz Saldanha, que é especialista em cinema do gênero. Assim, o público poderá acompanhar ainda, 20 produções de 14 diretorias pioneiras do horror nos Estados Unidos, que produziram entre as décadas de 1980 e 1990.

A programação gratuita poderá ser conferida até o dia 17 de dezembro, por meio da plataforma de streaming Darkflix (clique aqui para acessar).

13º CRASH visa celebrar a presença feminina no cinema de horror

13º CRASH apresenta Mostra Les Diaboliques, com produções de diretoras do gênero de horror - festival goiano de cinema
Cena do filme “Vingança Macabra”, da diretora Roberta Findlay (Foto: Divulgação)

Por diversos anos, o trabalho de diversas cineastas foi apagado ou esquecido no tempo, principalmente em meio ao gênero de horror, terror e suas variáveis. No entanto, a presença feminina no estilo é cada vez mais forte e felizmente, vem se mostrando permanente.

Assim, um dos objetivos do 13º CRASH é justamente fazer um resgate dessa cinematografia, celebrando o trabalho de diretoras pioneiras que contribuíram para a evolução do gênero.

De acordo com Beatriz Saldanha: “o percurso das diretoras de filmes de horror não é tão diferente do que se conta na história do cinema como um todo, com uma certa efervescência da participação feminina nos primeiros anos e minguando logo em seguida, quando o cinema se torna uma indústria muito lucrativa e passa a ser quase que completamente dominada por homens”, comenta.

“Leva-se décadas até que as mulheres retomem o controle das narrativas, com algumas exceções nesse ínterim”, finaliza em seu texto curatorial.

Para conferir a programação completa da Mostra Les Diaboliques, que marca presença no 13º CRASH, clique aqui e acesse o site do evento.

Serviço

13º CRASH, festival goiano de cinema, apresenta Mostra Les Diaboliques

Quando: até 17/12

Onde: plataforma Darkflix

Acesso: gratuito

Leia também: