13º CRASH: Mostra Internacional de Cinema Fantástico anuncia filmes vencedores
O festival goiano aconteceu entre 9 a 17 de dezembro, e premiou três produções brasileiras e uma russa
Após nove dias de exibição do 13º CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, agora o público pode conhecer os filmes vencedores das mostras competitivas apresentadas.
Considerado um dos maiores festivais goianos de cinema do gênero horror, o festival foi realizado entre 9 e 17 de dezembro, em formato virtual.
A mostra exibiu 70 filmes gratuitamente, produzidos no Brasil e em outros 17 países. As obras foram divididas pelas categorias competitivas: melhor longa-metragem, melhor curta-metragem estrangeiro, melhor animação e melhor curta-metragem brasileiro.
Entre os filmes vencedores do 13º CRASH, estão três produções brasileiras e uma russa, escolhidos pelo júri composto por Geórgia Cynara, doutora e pós-doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, e professora do curso de Audiovisual e Cinema da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Luciano de Miranda, realizador independente, criador da Crânio Fitas e do Cine Crânio; e Thaís Vieira, cineclubista, pesquisadora e realizadora audiovisual.
Confira abaixo os filmes vencedores do 13º CRASH
Melhor longa-metragem
Filme brasileiro “A Cidade dos Abismos”, de Priscyla Bettim e Renato Coelho
O enredo conta as histórias de Glória, mulher trans; Bia, uma jovem de classe média e Kakule, um imigrante africano. Nas vésperas do Natal, o trio foi testemunha de um assassinato brutal em um bar decadente da capital paulista.
Embora não se conheçam, ao longo da trama os personagens dão início a uma forte aliança. Insatisfeitos com os rumos que as investigações tomam, decidem ir atrás dos autores do crime.
Melhor curta-metragem estrangeiro
Filme russo “Eva Wakes Up”, de Daria Verevkina
Entre os filmes vencedores do 13º CRASH, também está o russo “Eva Wakes Up”. A obra conta a história da garotinha Eva, que fica sozinha na cidade em meio a uma guerra, e que tenta escapar da realidade para um mundo de fantasia, criado em seus sonhos.
Melhor animação
Curta brasileiro “Barbara Balaclava”
Foi a primeira vez que a Mostra Internacional de Cinema Fantástico recebeu a categoria de animação, e o grande premiado foi o curta-metragem brasileiro “Barbara Balaclava”.
A metanarrativa é inspirada na obra de Thiago Martins de Melo e lidas no tarô. O filme percorre a trajetória de uma mártir anônima, desde a expropriação e massacre de sua aldeia, até sua morte sob tortura policial.
A partir daí, ela vive uma experiência como “encantada”, encontrando-se em uma encarnação anterior e culminando em seu batismo no coração de Pindorama.
Melhor curta-metragem brasileiro
Curta “Ex-Humanos”, de Mariana Porto
E para fechar a lista de filmes vencedores do 13º CRASH, está também o curta brasileiro “Ex-Humanos”. A produção conta sobre um jovem e uma mulher que que planejam a sobrevivência da humanidade no novo império brasileiro.
Em meio a uma abordagem distópica e sensível, o filme fala sobre memória e morte, colocando em debate tudo aquilo que nos torna humanos.
Leia também: