16ª edição do Dia Internacional da Animação de Goiânia começa nesta sexta
Serão seis mostras não-competitivas de filmes, lançamentos regionais, debates entre realizadores e oficina
A 16ª edição do Dia Internacional da Animação de Goiânia começa nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28). Serão seis mostras não-competitivas de filmes, lançamentos regionais, debates entre realizadores e oficina no espaço Coletivo Centopeia, na Praça Wilton Valente Chaves.
Gratuito, o evento vai exibir mais de 30 filmes nas mostras Regional (10 anos), Fantástica Animação LGBTQIA+ (14 anos), Infantil (Livre), Nacional (14 anos), Internacional (12 anos) e com Acessibilidade (Livre).
Destaca-se, na sexta-feira, a partir das 19h, sete filmes em animação produzidos em Goiás serão exibidos na Mostra Regional. A programação inclui curtas-metragens inéditos ou realizados entre 2023 e 2024, com temas e estilos diversos, passando por experimentações com recortes analógicos e digitais, até adaptações de livros infantis, sustentabilidade e a corrida pelo ouro no interior do Brasil do século XVIII.
A Outra Forma, animação premiada em Sitges e vencedora da categoria Melhor Longa-Metragem da 15ª CRASH, será exibida no domingo (28), às 19h, no encerramento da mostra. O filme destaque da edição é dirigido por Diego Felipe Guzmám. Trata-se de uma co-produção Brasil/Colômbia que acompanha um homem obcecado em se encaixar em um mundo geométrico que enfrenta o dilema de se tornar um quadrado ou liberar a verdadeira forma que reside dentro dele.
Além disso, como mencionado, haverá oficina de roteiro para animação com Patrícia Oriolo. A profissional é roteirista para cinema, televisão e publicidade desde 1991 e coordenadora de desenvolvimento para ficção e não-ficção da produtora Teleimage, de São Paulo.